Camaçari: importante estratégia de proteção, vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde

 Camaçari: importante estratégia de proteção, vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde

A vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na sede e orla de Camaçari. A Secretaria de Saúde (Sesau) destaca a importância de que pais e responsáveis levem seus filhos e filhas para se vacinarem e manterem o esquema vacinal em dia. Para atendimento, é importante levar cartão de vacinação e documento de identificação da criança ou adolescente.

Moradora do bairro Phoc III, Marília da Conceição, 41 anos, é um exemplo de responsabilidade com a saúde da família. A doméstica levou recentemente o filho Marcelo Henrique, de 11 anos, à USF Phoc/Caic para receber a vacina contra o HPV. “As vacinas são importantes por prevenir doenças. Temos que tomar. Mantenho sempre o calendário de vacinação completo, meu e dos meus filhos”, destacou.

A vacinação contra o HPV é uma forma eficaz de prevenir diversos tipos de câncer, especialmente o câncer do colo do útero, além de cânceres de boca, garganta, pênis, ânus e outros causados pelo vírus.

Indicada como rotina para meninas e meninos de 9 a 14 anos, a imunização também pode ser aplicada em adolescentes não vacinados de até 19 anos. É a oportunidade ideal para quem perdeu o período regular de vacinação colocar a proteção em dia.

Trícia Silva Santos, enfermeira da área técnica de imunização da Vigilância Epidemiológica, enfatiza a importância da vacinação como estratégia de proteção. “Se seu filho ou filha está na faixa etária indicada, procure uma unidade de saúde o quanto antes. A prevenção é o melhor caminho. E uma boa notícia é que atualmente apenas uma dose da vacina já é suficiente para garantir proteção de longo prazo contra os principais tipos do vírus”, explicou.

“O HPV é um vírus comum e altamente contagioso, transmitido principalmente por contato sexual. A infecção muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode causar lesões que evoluem para câncer anos depois. A vacinação antes do início da vida sexual é a melhor forma de prevenção”, completou a profissional.

A vacina é segura e eficaz, previne doenças graves no futuro, reduz a incidência de cânceres causados pelo HPV e garante mais saúde e qualidade de vida para os jovens.

Foto: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.