Inaugurada em Lauro de Freitas nova subestação de energia da Coelba

 Inaugurada em Lauro de Freitas nova subestação de energia da Coelba

Operada sob telecomando, a nova subestação de energia de Itinga, em Lauro de Freitas, foi inaugurada nesta última quarta-feira (10) pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

De acordo com o presidente da Coelba, José Roberto Bezerra de Medeiros, o controle da unidade é feito direto da central de monitoramento, na sede da Coelba, em Narandiba. Cerca de R$ 20 milhões foram investidos na subestação, com capacidade para abastecer 80 mil unidades consumidoras. A nova unidade vai beneficiar diretamente os bairros de Itinga e Villas do Atlântico, em Lauro de Freitas, e São Cristóvão e Mussurunga, em Salvador.

A subestação é um local destinado ao “rebaixamento” da voltagem da energia elétrica para que ela possa chegar com segurança e qualidade nas unidades consumidoras – lares, comércios, indústrias, etc. Se, por exemplo, um carro bate em um poste e danifica o sistema de energia, dispositivos instalados na sala de comando, que se assemelham a computadores, enviam à central uma mensagem de identificação da alteração de grandezas elétricas. De lá, os operadores conseguem ligar e desligar, remotamente, transmissores. Assim, é possível isolar e transferir a carga, comprometendo apenas a área do acidente e parar a transmissão apenas no ponto específico, para os reparos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading