dezembro 03, 2020

970×90

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial desliga Carrefour de lista como empresas parceiras

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial desliga Carrefour de lista como empresas parceiras

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que reúne 73 organizações signatárias, informou neste sábado (21) que desligou o Carrefour da lista de empresas parceiras. Entre as signatárias estão Ambev, Coca-Cola, GPA e Petrobras, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Na noite de quinta-feira (19), João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, foi morto por dois seguranças da rede de supermercados após fazer compras em uma unidade localizada em Porto Alegre.

“A grande questão da exclusão do Carrefour tem a ver com fato de serem reincidentes”, disse à Folha Raphael Vicente, coordenador da iniciativa, uma plataforma de articulação entre empresas e instituições que se comprometem a melhorar a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnico-racial.

O Grupo Carrefour Brasil anunciou, por sua vez, que romperá o contrato com a empresa responsável pelos seguranças, além de demitir o funcionário responsável pela loja na hora do ocorrido. Na noite de sexta, exibiu comunicado após a novela das 21h, na Globo.

Procurado pela reportagem do jornal paulista para comentar a exclusão da iniciativa, a empresa não se manifestou até a publicação do texto.

Vicente diz que a forma como a empresa lidou com o ocorrido “é inaceitável”.

“Eles emitiram uma nota se eximindo da culpa e da responsabilidade. Vamos continuar conversando para que tenhamos uma resposta clara e objetiva do Carrefour”, afirmou.

Segundo ele, o presidente do grupo no Brasil deveria ter feito o que o presidente global fez: ir a público e dizer que tomariam medidas drásticas para evitar esse tipo de tragédia novamente.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde