Inscrições para seminário ‘Bahia Faz Design’

 Inscrições para seminário ‘Bahia Faz Design’

O Colegiado Setorial de Design realiza até esta segunda-feira (15) as inscrições para a nova edição do seminário ‘Bahia Faz Design’, que acontece no dia 10 de novembro, no Senai-Cimatec, em Salvador, com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e participação de palestrantes estrangeiros – Venanzio Arguilla, do Centro Politécnico de Millano, e Steven Dhondt, da The Netherlands Organization. O tema deste ano será ‘Design e Sustentabilidade’.

Em reunião com a Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), o presidente do Colegiado, Rodrigo Luz, afirmou que o setor está carente de eventos profissionais desde as ações do Liceu de Artes e Ofícios. “Há dez anos que o setor precisa de uma injeção de ânimo. Nossa intenção é reunir profissionais, estudantes e representantes das diversas áreas da indústria e comércio para discutir as inovações no setor”.

O superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Alexandre Simões, reconhece o papel inovador do design baiano e diz que a secretaria quer estimular ações desse formato, investindo na inovação e na formação de multiplicadores. “É referência em todo o território brasileiro e reconhecido mundialmente. Detém um papel muito importante na economia criativa, sendo o Carnaval a grande vitrine dos profissionais, responsáveis também pelos imensos palcos ambulantes que são os nossos trios elétricos, também invenção de baianos. Além disso, tem a área de desenvolvimento de produtos a qual temos grandes profissionais”.

A área de design está contemplada no edital de Economia Criativa, do FCBA, além das ações do Escritório Bahia Criativa. O coordenador do evento, Neymar Leonardo, ressalta que o seminário comemorará também os 30 anos do primeiro curso formal da área, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Queremos fortalecer a marca Bahia e abrir novas frentes profissionais”, afirma.

Fundo de Cultura

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artísticas e culturais baianas, o Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. São financiados, preferencialmente, aqueles que, apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

O FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação – Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Mais informações estão disponíveis no site da Secult.

Escritório Bahia Criativa

O Bahia Criativa, escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, é resultado de um convênio entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, sendo administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Promoção Cultural. Seu propósito é proporcionar qualificação ligada à gestão e sustentabilidade econômica de atividades criativas.

O local oferece atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, por meio de consultorias, assessoria técnica e capacitação profissional – sempre com foco na qualificação da gestão de projetos e negócios criativos. Mais informações estão disponíveis na fanpage.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading