INSS confirma ressarcimento automático a aposentados vítimas de fraude bilionária

O ressarcimento a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos será feito diretamente na conta em que recebem seus benefícios. A confirmação foi dada pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, em entrevista ao Jornal da CBN.
“Na mesma conta em que o beneficiário recebe sua aposentadoria ou pensão, os valores serão depositados de forma programada. Reforço o alerta: não assinem documentos, não cliquem em links e não confiem em promessas de facilidades. Isso é fundamental para evitar novos golpes”, declarou Waller.
O INSS também abriu processos administrativos com base na Lei Anticorrupção contra 12 entidades investigadas pela Polícia Federal, acusadas de envolvimento em fraudes. “Incluímos empresas que pagaram propina a agentes públicos e outras que são meras empresas de fachada, sem estrutura mínima de funcionamento”, completou.
Entenda o caso:
A fraude levou ao afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em 23 de abril. Segundo a Polícia Federal, entidades representando aposentados e pensionistas aplicaram descontos indevidos em seus benefícios, em um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões.
A operação foi considerada uma das mais delicadas já conduzidas pela PF, com envolvimento direto da Controladoria-Geral da União (CGU) e do presidente Lula, que foi informado pessoalmente sobre o caso. O governo estuda novas medidas para proteger os aposentados e evitar que episódios semelhantes voltem a acontecer.