Instituto recebe encontro de cientistas sobre zika

 Instituto recebe encontro de cientistas sobre zika

Promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Evandro Chagas e Instituto Butantan, o Encontro de Cientistas Brasileiros sobre Zika Vírus reuniu mais de 80 especialistas de cerca de 30 instituições de todo o país em São Paulo, nos dias 11 e 12/7. Durante o evento, realizado na sede do Butantan, pesquisadores e médicos de diversas áreas trocaram informações e debateram características clínicas, epidemiologia, diagnóstico, terapias e vacinas, entre outros aspectos relacionados ao vírus zika.

Além da apresentação dos trabalhos, os pesquisadores convidados compararam e discutiram dados, com o intuito de melhor compreender a doença e as possibilidades de intervenção. Como resultado, foram estabelecidas novas colaborações entre os grupos de pesquisa, bem como a criação de plataformas de intercâmbio de informações e material biológico, que darão mais agilidade ao processo de produção de conhecimento e à criação de produtos para diagnóstico e tratamento.

“Precisamos estabelecer formas cooperativas em busca de respostas para mitigar os problemas de saúde que afetam toda a população e, nesse encontro, foi possível reunir alguns dos principais estudiosos brasileiros do assunto”, destacou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. “Tivemos uma oportunidade única de conhecer as pesquisas que outros cientistas têm realizado sobre o vírus. Essa troca vai enriquecer os trabalhos que todos fazem sobre o zika”, completou.

A próxima reunião do grupo deverá acontecer nos dias 7 e 8 de novembro de 2016 no Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading