Iphan tinha visita técnica programada para esta quinta-feira em igreja que desabou

 Iphan tinha visita técnica programada para esta quinta-feira em igreja que desabou

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que estava programada para esta quinta-feira (6) uma visita técnica à Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador (BA), para investigar uma dilatação observada no forro do teto do local, com base em um pedido registrado no dia 3 de fevereiro. O órgão garantiu que não havia nenhum alerta de risco iminente de desabamento nem por parte da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou outros órgãos responsáveis.

Apesar disso, na tarde da última quarta-feira (5), parte do teto da igreja desabou, causando a morte de Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, e deixando outras cinco pessoas feridas. O acidente ocorreu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Imagens capturadas por testemunhas mostram o interior da igreja coberto por pedaços de madeira e destroços do telhado.

O Iphan esclareceu que a Igreja e o Convento de São Francisco são propriedades privadas, sob a responsabilidade da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Em 2022, o órgão emitiu uma infração devido à falta de conservação do local, embora já tenha promovido ações de preservação, como a restauração dos painéis de azulejaria portuguesa, finalizada em maio de 2023, com investimento de R$ 4,1 milhões. Também está em andamento um projeto de restauração total, com orçamento de R$ 1,2 milhão.

O Iphan expressou seu pesar pela tragédia e se colocou à disposição para colaborar nas investigações. A Polícia Federal assumirá a investigação do caso, enquanto a Polícia Civil da Bahia, por meio do DHPP, realizará apurações.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.