“Isso não melhora inflação, juros nem gera emprego”, diz Otto sobre aumento de deputados federais

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD), criticou a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados que prevê o aumento no número de parlamentares federais de 513 para 531. Para o senador, o projeto é inoportuno e não atende aos interesses urgentes da população brasileira.
“O momento não é apropriado. A gente tem no Congresso matérias de maior interesse. Essa [proposta] não vai alterar nada para melhor no Brasil; não vai melhorar inflação, nem juros, ou gerar oferta de emprego, ou impactar nas relações sociais”, afirmou Otto, em entrevista à CNN. A proposta, que ainda será analisada pela CCJ e pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, tem gerado debates intensos no meio político.
Segundo estimativas, a criação das 18 novas cadeiras pode gerar um impacto financeiro de cerca de R$ 64 milhões aos cofres públicos — sem contar os possíveis reflexos nas assembleias legislativas estaduais, que geralmente seguem o modelo adotado pela Câmara Federal. Para Otto, a medida está desconectada das prioridades reais do país.