IV Parada LGBTQIA+ reforça a luta pelo respeito à diversidade sexual e voto consciente

Com as ruas de Portão cheias de militantes, ativistas e simpatizantes, a IV Parada LGBTQIA+, realizada neste domingo (04), promoveu momentos de muita alegria e reflexão. O evento trouxe o tema “Vote com Orgulho: por uma política que representa”, alertando a comunidade sobre a importância da representatividade nos cargos públicos de poder. Cerca de mil pessoas percorreram o trajeto, que partiu da Escola Municipal Pedro Paranhos até o Terminal Rodoviário João Expresso. Com muitas bolas coloridas e fogos de artifício, a Parada teve a participação de Gogo Boys, Drags Queens, da cantora Aila Menezes, Banda No Groove, DJ Jhey Apfel e o Coletivo AfroBhafo.
Em cada oportunidade, durante o trajeto, a Rainha Drag Nupaf e também diretor do departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Remerson Araújo, falava com o público sobre a importância do combate ao preconceito. “A gente está passando e pedindo respeito. Aceitar, a gente não precisa, porque a gente já se aceita. É uma honra realizar a IV Parada de Portão. Nós precisamos continuar caminhando em busca de políticas afirmativas. Esse ano, temos que refletir sobre o tema dessa Parada, que é o voto consciente, para que possamos ter pessoas que nos representem nos espaços de Poder. A gente precisa avançar”, disse.
Além de toda a celebração e integração, o evento também teve homenagens, com entrega de faixas à 17 personalidades que exercem um papel importante na comunidade LGBTQIA+ do município, lutando pelas causas e igualdade de direitos. A Rainha Trans 2022 escolhida foi Eloá Paulino, 24 anos, que estava muito feliz com o reconhecimento. “É um orgulho imensurável receber essa homenagem pela primeira vez. A Parada de Portão dá visibilidade às meninas Trans de Lauro de Freitas, nos encorajando a seguir em frente. Não somos melhores, nem inferiores a ninguém. Então essa é uma oportunidade da gente expor que merecemos respeito”, comentou.
A Parada foi a culminância da VII Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Portão, com realização da Associação Cultural de Políticas Afirmativas, Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ (NUPAF) e apoio da gestão municipal. A prefeita Moema Gramacho também marcou presença no evento, defendendo o respeito à diversidade. “É muito importante combater a homofobia. Somos contra a cultura do ódio. Somos a favor do amor. Tudo com muito respeito”, declarou.