Ivana Bastos anuncia reajuste salarial dos servidores da ALBA

 Ivana Bastos anuncia reajuste salarial dos servidores da ALBA

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, anunciou, na noite desta segunda-feira (29), o reajuste salarial escalonado para os servidores do parlamento baiano. A informação foi divulgada durante reunião com representantes do Sindicato dos Servidores da ALBA (Sindsalba), na sala da Presidência, que contou com a participação do deputado Tiago Correia (PSDB), do superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, e do procurador-geral da Casa, Rafael Barretto. Segundo a chefe do Poder Legislativo estadual, o incremento salarial será de 4,5% em novembro deste ano, acrescido de mais 4,5% em maio de 2026. 

“Esse é um compromisso com o servidor, que eu acredito muito. Tenho dito a todos eles que o papel de cada um aqui na ALBA é fundamental para que essa Casa gire. A ALBA sozinha não vai a lugar nenhum. O servidor público aqui, os deputados, todos nós juntos, vamos conseguir construir uma ALBA mais forte, uma ALBA que dê mais prazer de trabalhar. Então hoje é dia de comemorar”, afirmou a presidente Ivana. 

Além do aumento salarial, a chefe do Parlamento baiano acolheu outros itens da pauta de reivindicações apresentada em reunião anterior, realizada no mês de julho. Os tópicos foram amplamente debatidos com os líderes da maioria, Rosemberg Pinto (PT), e da minoria, Tiago Correia (PSDB). Embora não tenha participado do encontro da noite desta segunda-feira, o petista também contribuiu para a construção do consenso. 

Um dos pleitos da categoria atendidos foi a aprovação da progressão de carreira do servidor. Como ressaltou o presidente do Sindsalba, Fábio Lima, o servidor terá certeza de que seu esforço será recompensado com a ascensão na carreira. “Trata-se de uma conquista histórica que muito vai contribuir para o engrandecimento dos servidores da Casa”, afirmou o sindicalista.

Outra medida acatada pela Presidência foi relativa à conversão em pecúnia do 6º mês acumulado de licença-prêmio, prática já em vigência no Executivo. Ivana Bastos ainda ressaltou a concretização antecipada de um dos tópicos da pauta: o programa de incentivo à aposentadoria voluntária, publicado no Diário Oficial do Legislativo, e que já conta com 25 adesões. A pauta dos inativos não foi atendida no momento devido a restrições orçamentárias, mas a presidente garantiu que o diálogo não está fechado.

A diretora de relações institucionais do Sindsalba, Ana Paula Borges, responsável pela leitura da pauta das reivindicações, expressou entusiasmo após o encontro. A sindicalista destacou que a maioria das pautas apresentadas pela entidade sindical foi aceita. Ela ressaltou como o ponto mais importante o reconhecimento e o cuidado demonstrado pela presidente Ivana em ouvir e atender os servidores, evidenciando uma gestão altamente participativa. “O Sindsalba saiu da reunião com o sentimento de dever cumprido”, revelou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.