Ivana Bastos imprime marca histórica e consolida nova era na ALBA

Em pouco mais de 300 dias à frente da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada Ivana Bastos tem conduzido uma transformação inédita nos 190 anos de história do Parlamento baiano. Firme na gestão e atenta ao cuidado com pessoas e processos, Ivana consolidou um ritmo de trabalho que colocou a Casa entre os Legislativos mais produtivos do país. “Nada disso seria possível sem a união das deputadas, deputados e servidores que dedicam sua força à Casa do Povo”, destacou.
Primeira mulher a comandar a ALBA, Ivana ressalta o olhar detalhista que conduz a atual gestão e celebra a presença feminina na Mesa Diretora ao lado das deputadas Fátima Nunes e Kátia Oliveira, além da atuação da procuradora especial da Mulher, Fabíola Mansur. Ela também reconhece a parceria dos demais membros da Mesa, como Marquinho Viana, Hassan, Laerte do Vando, Samuel Júnior, Vítor Azevedo e Fabrício Falcão.
Entre fevereiro e novembro, 224 proposições foram apreciadas em plenário — sendo 163 de autoria parlamentar — cumprindo o compromisso firmado por Ivana de garantir espaço semanal para votação de matérias apresentadas por deputados e deputadas. Nesse período, passaram pelo plenário temas estruturantes, como a reestruturação das forças de segurança, projetos da bancada feminina, reajustes do funcionalismo, reorganização de carreiras do serviço público, financiamentos para infraestrutura, saúde e educação, além de mudanças nas entrâncias das Comarcas do interior.
Nas Comissões Temáticas, que são centrais para o debate legislativo, foram registradas 166 atividades ao longo de 2025. Entre os destaques estão discussões sobre conflitos fundiários no Sul da Bahia, cadeia produtiva do leite, assédio no serviço público, políticas para o teatro baiano, ações de combate à seca, VLT do Subúrbio, saúde do homem e Planserv.
Parcerias, educação e alcance social
Sob a liderança de Ivana, a ALBA fortaleceu sua relação com a sociedade por meio da Escola do Legislativo, do selo ALBA Cultural e da Assembleia de Carinho. Em 2025, a Escola ampliou convênios com órgãos públicos e Câmaras Municipais, ofertando cursos que capacitaram mais de mil servidores entre modalidades presenciais e EAD. O programa “A Escola e o Legislativo” recebeu 3.822 estudantes em visitas guiadas.
O selo ALBA Cultural continuou democratizando o acesso à produção literária, lançando obras de autores baianos e firmando parcerias com feiras e academias de letras. Já a Assembleia de Carinho reforçou seu papel social com doações, campanhas, ações para mães de crianças com deficiência e apoio a instituições que acolhem famílias em situação de vulnerabilidade.
Reformas e modernização
Durante o recesso de julho, a ALBA passou por reformas estruturais que ampliaram conforto e segurança para usuários e parlamentares. As intervenções incluíram plenário, salão nobre, auditório e salas de comissões. A adoção de medidas de economia reduziu em 40% o consumo de energia e em 30% o uso de água.
Comunicação e inovação
A Fundação Paulo Jackson, responsável pela TV e Rádio ALBA, também avançou sob a atual gestão. Em 2025, promoveu o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia, recebeu dois prêmios de jornalismo, levou o sinal da TV ALBA a Luís Eduardo Magalhães e ganhou destaque nacional com o Projeto IAlba, a apresentadora digital do Legislativo.
Com uma agenda intensa, foco em resultados e compromisso com o diálogo, Ivana Bastos termina seus primeiros 300 dias imprimindo uma marca de eficiência, sensibilidade e modernização, inaugurando uma nova fase na Assembleia Legislativa da Bahia.
