Ivana mantém sua candidatura para a disputa na Alba caso o STF decida por uma nova eleição

A presidente interina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), em entrevista ao #LFNews nesta terça-feira, (25), reafirmou que manterá seu nome como candidata para uma eventual nova eleição à Presidência da Casa, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida por uma nova votação. A declaração foi dada à imprensa nesta terça-feira (25), quando a parlamentar foi questionada sobre o assunto.
O cenário surgiu após o afastamento de Adolfo Menezes (PSD), eleito no início do mês, mas que foi destituído do cargo após o deputado Hilton Coelho (PSOL) entrar com uma ação no STF, que foi acatada pela Corte. Na segunda-feira (24), durante o julgamento na 2ª turma, o relator Gilmar Mendes manteve a decisão.
Ao falar com os jornalistas, Ivana também comentou sobre as expectativas para o julgamento, que deve ser concluído até a próxima sexta-feira (28). “Tenho conversado com alguns colegas, inclusive almocei hoje com o deputado Adolfo Menezes, e a expectativa é que tudo seja definido até o dia 28. Mas, claro, não sabemos o que pode acontecer até lá. O momento é de cautela e paciência. Se houver uma nova eleição, Ivana Bastos será candidata. Meu nome está à disposição, desde que haja o apoio dos nossos colegas deputados”, afirmou.
**Voto feminino**
Durante a conversa, Ivana Bastos também destacou a importância dos 93 anos do voto feminino no Brasil, enfatizando o fato de, pela primeira vez, uma mulher ocupar o cargo mais alto do legislativo baiano. “Demorou muito, mas estamos chegando com muita vontade de trabalhar e com muita determinação. Acredito que isso representa muito, simboliza uma liberdade que ainda estamos conquistando. Se pensarmos em 1977, por exemplo, nem mesmo o divórcio era permitido. O passado foi muito cruel com as mulheres, mas estamos avançando, mesmo que lentamente. Espaços como este, de poder, são fundamentais. Acredito que minha presidência aqui na Alba pode inspirar e encorajar outras mulheres a ocuparem posições de liderança”, concluiu.