Janja reage a polêmica com Xi Jinping: “Não me calarei para proteger nossas crianças”

A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, se pronunciou pela primeira vez nesta segunda-feira (19) após a repercussão de sua conversa com o presidente da China, Xi Jinping, durante a viagem oficial àquele país. A fala, revelada à imprensa, gerou controvérsia e críticas quanto à sua atuação em um momento considerado diplomática e politicamente delicado.
Durante a abertura de um evento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janja defendeu sua postura e afirmou que não se intimidará diante de temas importantes. “Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja. Do maior grau ao menor grau”, declarou.
A primeira-dama também afirmou que sua fala ao líder chinês foi em defesa das crianças e adolescentes, após o presidente Lula ter mencionado o tema em uma rede social. “Eu, como mulher, não admito que alguém me diga que eu tenho que ficar calada. Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e adolescentes”, completou. O ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, foi apontado nos bastidores como possível responsável pelo vazamento da conversa.
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo