Jequié planeja criar sua própria “Transitolândia” inspirada em modelo de Brasília

 Jequié planeja criar sua própria “Transitolândia” inspirada em modelo de Brasília

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), esteve nesta terça-feira (15) em Brasília para conhecer de perto experiências do governo do Distrito Federal na área de infraestrutura e mobilidade urbana. Uma das iniciativas que ele observou e que pretende implantar no município da região do Médio Rio de Contas é a Escola Pública e Vivencial de Trânsito, chamada de Transitolândia.

Cocá visitou a escola, gerida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). “Em Jequié já temos o circuito do trânsito. É a única cidade na Bahia que tem. Nossa intenção no futuro avançar ainda mais e adotar um modelo como o do Distrito Federal, que é considerado um sucesso”, declarou o prefeito.

Ele também se reuniu com secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Valter Casimiro Oliveira. Na pauta, o uso de novas tecnologias e a aplicação de materiais sustentáveis, além da importância do planejamento integrado na gestão rodoviária.

A visita de Cocá ao Distrito Federal foi promovida em uma ação conjunta entre a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). O objetivo foi incentivar o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração entre os entes públicos e o setor técnico, visando o aprimoramento contínuo das políticas e práticas em infraestrutura.

A condução da reunião esteve a cargo do presidente da ABDER e do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, e do superintendente executivo da ABDER, Rui Corrêa Vieira. O encontro contou ainda com a participação de representantes da ABCP, entidade reconhecida por seu papel no fomento de soluções sustentáveis e eficientes para o setor de infraestrutura viária.

“Vimos algumas propostas bastante interessantes, como a execução aqui em Brasília da pavimentação em concreto usinado de uma grande avenida, confirmando que este tipo de pavimento oferece alta durabilidade, reduz a emissão de calor – algo extremamente relevante em Jequié – e melhora a iluminação noturna das vias, garantindo mais segurança. Essa é, inclusive, a tecnologia que deverá ser adotada em breve na requalificação da Avenida Waldomiro Borges”, revelou o prefeito.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.