Jerônimo anuncia 4ª parcela do precatório e envia à Alba projeto de abono para professores

 Jerônimo anuncia 4ª parcela do precatório e envia à Alba projeto de abono para professores

O governador Jerônimo Rodrigues confirmou, nesta sexta-feira (12), o pagamento da quarta parcela do precatório destinado a professores da rede estadual de ensino. O anúncio foi feito durante evento no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, com a presença da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, da secretária de Educação, Rowenna Brito, parlamentares e representantes da categoria.

Além do novo calendário de quitação, Jerônimo informou o envio de um Projeto de Lei à Alba que cria um abono extraordinário para todos os integrantes da carreira do magistério que constam na folha da Secretaria da Educação (SEC) e da Superintendência de Previdência (Suprev). O benefício contemplará professores e coordenadores pedagógicos, ativos e aposentados. “É uma medida de justiça e de reconhecimento ao trabalho da categoria”, afirmou o governador.

A 4ª parcela do precatório, correspondente a cerca de R$ 1,74 bilhão, vai beneficiar mais de 87 mil profissionais com jornadas de 20h e 40h. Professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 receberão os valores após publicação de decreto no Diário Oficial, enquanto os contemplados pelo abono dependerão da aprovação do projeto na Assembleia. Jerônimo também assegurou que o pagamento do abono continuará em 2026, a partir do crédito da segunda parcela do precatório.

A presidente da Alba, Ivana Bastos, destacou que a Casa dará celeridade à análise da proposta: “É compromisso da Assembleia garantir que, em até dez dias após a aprovação, o abono seja pago a toda a folha da educação. Nada como contar com um governador que é professor e valoriza a categoria”.

A secretária Rowenna Brito reforçou a relevância da iniciativa: “Este é um momento histórico para os profissionais da educação da Bahia. Trabalhamos com a Suprev e a Fazenda para assegurar que os cálculos fossem corretos e que o benefício alcance todos de forma justa”.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.