Jerônimo apresenta primeiros trens do VLT em ato na Avenida Paralela

Salvador viveu uma quarta-feira (3) histórica. Durante um ato público realizado na Avenida Paralela, em frente à sede da Receita Federal, o governador Jerônimo Rodrigues apresentou à população os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da capital baiana.
A composição recém-chegada saiu da fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), no início da semana, após passar por um processo de restabelecimento técnico-operacional. O trem é formado por sete módulos distribuídos em três seções.
Com um investimento total de R$ 5,4 bilhões, o sistema do VLT contará com 42 paradas, divididas em três trechos:
Trecho 1: Calçada – Ilha de São João Trecho 2: Paripe – Águas Claras Trecho 3: Águas Claras – Piatã
De acordo com Jerônimo Rodrigues:
“É uma alegria enorme receber este primeiro trem. São sete carros trazidos em três carretas, que já voltam para Hortolândia para buscar outra composição. Até o Natal, receberemos mais um ‘irmãozinho’. Este primeiro ficará na Calçada, onde será preparado para iniciar os testes já no começo do primeiro semestre de 2026.
A entrega estava prevista para o dia 5, mas o trem chegou à Bahia no dia 1º, cumprindo o prazo. Espero que o próximo também chegue até o Natal. Nossa expectativa é que, no início de 2026, já possamos acompanhar os testes — este começará no trecho até o Lobato, aproximadamente 4 km. Os testes incluem trilhos, ar-condicionado e funcionamento interno.
O trem também já está plotado com pintura especial em homenagem às marisqueiras, ao Subúrbio e à cidade de Salvador.”
