Jerônimo autoriza testes do VLT e projeta início de operação em Salvador

 Jerônimo autoriza testes do VLT e projeta início de operação em Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta sexta-feira (19), da primeira viagem teste do VLT de Salvador e autorizou oficialmente o início da fase de testes do sistema, que deve durar entre cinco e seis meses. De acordo com o governador, o período é necessário para avaliações técnicas de trilhos, iluminação, segurança, ar-condicionado e demais sistemas. “Hoje é um dia muito feliz para mim, porque essa agenda representa o cuidado com Salvador”, afirmou.

De acordo com Jerônimo Rodrigues, o VLT vai cortar a cidade, ligando a Calçada ao Subúrbio, Águas Claras e, em outro trecho, até Piatã, totalizando mais de 40 quilômetros, que, somados ao metrô, chegarão a cerca de 80 quilômetros de transporte sobre trilhos. O governador destacou ainda a chegada de novos trens à Bahia e o planejamento escalonado de entregas até 2028 para garantir o funcionamento completo do sistema.

O projeto também contempla ações de urbanização, drenagem e inclusão social, com destaque para a criação de vagões especiais destinados a marisqueiras, pescadores e ambulantes, permitindo o transporte adequado de mercadorias. De acordo com Jerônimo, a expectativa é que, no segundo semestre de 2026, o VLT comece a operar em fase inicial gratuita, antes da integração definitiva ao sistema de transporte de Salvador.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.