Jerônimo e Bruno Reis reforçam parceria para ampliar segurança em Salvador

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), se reuniram na tarde desta quarta-feira (27), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro teve como foco o fortalecimento das ações de segurança pública e a construção de novas parcerias entre Estado e município.
Após a reunião, ambos concederam entrevista coletiva, destacando medidas já em andamento e apontando caminhos para ampliar a atuação conjunta. Jerônimo ressaltou que o programa “Bahia pela Paz” busca integrar diferentes áreas além da repressão policial.
“Estamos ampliando concursos, instalando mais câmeras — inclusive corporais — e criando novas companhias e batalhões, inclusive na capital. Mas o Bahia pela Paz vai além da polícia: envolve projetos sociais, educação, cultura, esporte, revitalização de centros sociais urbanos e implantação de bases comunitárias para diálogo e transformação”, explicou o governador.
O prefeito Bruno Reis, por sua vez, defendeu a integração tecnológica e a troca de informações entre os sistemas estadual e municipal. “Além do compartilhamento das 3.600 câmeras da Prefeitura, discutimos o cruzamento de dados da Sefaz e da Sedur para fiscalizar ferros-velhos que comercializam metais ilegalmente. Também tratamos de ações contra o roubo de celulares, das operações conjuntas para remoção de barricadas e da expansão da cerca eletrônica em Salvador. Segurança é mais que enfrentamento, é também inclusão social. Por isso, a Prefeitura seguirá investindo em educação, cultura, esporte e geração de renda em parceria com o Estado”, destacou.
A agenda reforçou o compromisso de unir esforços para reduzir a violência em Salvador, combinando tecnologia, policiamento e programas sociais voltados às comunidades.