“Jerônimo e Lula querem paz e respeito às leis; ACM Neto aposta no conflito e nas mentiras”, diz Éden

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, defendeu, nesta quinta-feira, 17, a decisão do governador Jerônimo Rodrigues de mobilizar as forças federais para, em conjunto com o Estado, resolver o impasse no Extremo Sul e rebateu as críticas do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Para o dirigente do PT, ACM Neto insiste em depreciar todas as ações e decisões do governador por já prever sua derrota, caso decida concorrer em 2026.
“Em nome do PT, e falo de modo absolutamente sincero, lamento o nível político que a suposta oposição hoje se comporta na Bahia. Digo suposta porque não sei se necessariamente ACM Neto será candidato. Perdeu uma, se desespera ao antever a segunda derrota, e como tem a fama de não atender e a prática de abandonar aliados no caminho, não sei se será candidato”, destacou Éden.
“Mas vamos aos fatos: um cara que foi deputado, prefeito, presidente de partido não deveria agir com tamanha irresponsabilidade. Há 6 anos sem mandato, passa o dia todo sem ter o que fazer e segue espalhando fakenews. A última foi responsabilizar o governador Jerônimo Rodrigues pelo conflito agrário no Extremo Sul da Bahia e taxar como um erro a chegada da Força Nacional de Segurança ao nosso território”, acrescentou.
O presidente do PT reforçou que a vinda da Força Nacional contribui para construir um caminho de paz e diálogo com os produtores rurais da região. “O governador age muito bem quando, em diálogo e cooperação com o presidente Lula, mobiliza as forças federais para contribuírem com a defesa da ordem pública, dos direitos dos povos originários e da propriedade privada – todos assegurados pela Constituição Federal. Indígenas e produtores podem viver em paz desde que haja respeito às leis e é isso que o governador Jerônimo tem defendido”.
Éden destacou ainda que os territórios indígenas são um tema federal, e que se faz necessária, quando preciso, o trabalho conjunto dos governos. “A firme atuação conjunta entre o presidente Lula e o governador Jerônimo é a estratégia correta para construir a paz no Extremo Sul da Bahia. Talvez por desespero, vendo sua base política se esvair e seu sonho cada vez mais distante, segue criticando tudo e qualquer coisa que é feita pelo governador Jerônimo e pelo presidente Lula. Jerônimo e Lula querem paz e respeito às leis; ACM Neto aposta no conflito e nas mentiras. Parabenizo, portanto, a decisão do governador Jerônimo de manter a atuação da polícia na região e ao mesmo tempo se integrar à Força Nacional para construir um ambiente de segurança para todos. O PT Bahia reitera sua posição de colaborar para o diálogo sobre a demarcação das terras e a promoção dos direitos dos povos tradicionais”, concluiu o dirigente partidário.