Jerônimo projeta reforço na base após federação entre PP e União Brasil: seis deputados estaduais podem migrar

Com o avanço das negociações para a federação entre PP e União Brasil — cujo anúncio oficial está previsto para a próxima terça-feira (29) — o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta sexta-feira (25) que poderá ganhar reforço em sua base política com a possível adesão de seis deputados estaduais do PP.
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Feira, da rádio Princesa FM, o governador destacou que já há um indicativo de que os parlamentares, atualmente filiados ao PP, devem migrar para legendas que permitam a permanência na base governista. “Se confirmar a relação União Brasil e PP, aqui na Bahia a combinação é que os seis deputados estaduais do PP me acompanhem”, afirmou Jerônimo.
O governador ressaltou que a permanência dos parlamentares no grupo depende da escolha estratégica dos novos partidos, mas reafirmou seu interesse em mantê-los ao seu lado. “Eles vão ter que combinar quais partidos irão, para que continuem na minha base. Tenho o maior interesse em acertar isso”, disse.
Jerônimo também revelou que as articulações vão além da Assembleia Legislativa da Bahia, alcançando o cenário federal. “Já registrei meu interesse em manter essa relação. A decisão é deles [Mário Negromonte Júnior e Cláudio Cajado], mas quero caminhar junto. Não posso atrapalhar, não é o meu partido. Mas já tenho o aceno de interesse, tanto dos seis deputados estaduais quanto dos federais, de seguir comigo”, concluiu.
A eventual federação entre PP e União Brasil tem potencial para redesenhar o mapa político baiano, com impactos diretos na composição das bases de apoio ao governo estadual.