Jerônimo Rodrigues acompanha ajustes finais do VLT do Subúrbio em Hortolândia; primeiro trem chega a Salvador em dezembro

 Jerônimo Rodrigues acompanha ajustes finais do VLT do Subúrbio em Hortolândia; primeiro trem chega a Salvador em dezembro

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve nesta quarta-feira (10) na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), para acompanhar os últimos ajustes técnicos e operacionais dos trens que irão compor o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A visita contou também com a presença de 20 líderes comunitários do Subúrbio ferroviário da capital baiana.

Segundo o governador, o primeiro trem será entregue no dia 5 de dezembro, já com pintura e design que homenageiam o Subúrbio e a Bahia. “No dia 10 de dezembro começam os testes estáticos e móveis. Depois disso, a CAF fará os testes obrigatórios por seis meses, enquanto a CTB avança na montagem dos trilhos. A previsão é que o transporte de passageiros comece no segundo semestre de 2026”, afirmou.

Os veículos, modelo Urbos 3, passam por modernização, substituição de componentes, pintura e testes de performance, garantindo eficiência, conforto e compatibilidade com o sistema metroferroviário local. Cada composição terá sete vagões, com capacidade para 400 passageiros, velocidade de até 70 km/h e total de 40 trens a serem entregues.

Para os moradores do Subúrbio, o VLT representa um salto de qualidade. “Hoje é como viajar em uma lata de sardinha. O VLT vai trazer conforto e até oportunidades de renda”, disse a marisqueira quilombola Fátima Lima. Já o líder comunitário Lázaro Conceição destacou a modernidade do novo modal: “A gente sempre sentiu falta do trem. Agora teremos um equipamento sofisticado que vai dar mais fluidez à mobilidade”.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT será o maior projeto de mobilidade urbana em execução no Brasil, com 40 km de trilhos, 42 estações e integração ao metrô. As obras já apresentam avanços significativos: 33,79% no Trecho 1 (Calçada–Ilha de São João), 19,99% no Trecho 2 (Paripe–Águas Claras) e 2,11% no Trecho 3 (Águas Claras–Piatã).

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.