Jerônimo Rodrigues critica sanções dos EUA e exalta soberania no 7 de Setembro

Durante coletiva de imprensa antes do desfile cívico deste domingo (7), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou a importância do Dia da Independência como símbolo de soberania e chamou atenção para recentes tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.
“Não posso deixar de mencionar a tentativa de criar um ambiente de instabilidade nas nossas relações diplomáticas. Isso é prejudicial para o Brasil, para a nossa soberania e para a nossa independência. Precisamos estar vigilantes, conscientes dos nossos direitos e comprometidos com a responsabilidade de preservar esses valores para as próximas gerações”, afirmou o governador.
Jerônimo fez menção às sanções e tarifas impostas pelo governo norte-americano, sob a gestão de Donald Trump, contra autoridades brasileiras e setores da economia. As medidas teriam sido adotadas em reação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em tentativa de golpe de Estado.
Legado e compromisso com o futuro
Além de criticar a postura dos EUA, o governador ressaltou a importância de manter vivo o espírito cívico do 7 de Setembro. Ele recordou suas próprias experiências em desfiles escolares e bandas estudantis, destacando agora a responsabilidade de, como chefe do Executivo, representar o povo baiano.
“É um momento de paz, de união e de reafirmação da independência. Que este legado seja transmitido de geração em geração, para que os jovens sigam lembrando e reproduzindo os atos heroicos daqueles que conquistaram a liberdade do Brasil”, completou.