Jerônimo Rodrigues destaca avanços no VLT, obras no Subúrbio e possível viagem à China com Lula para assinatura de acordo com Xi Jinping

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em entrevista nesta quarta-feira (30) falou sobre temas estratégicos para o estado, com destaque para os avanços no sistema de transporte público, obras de requalificação urbana no Subúrbio Ferroviário de Salvador e a possibilidade de integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem oficial à China para assinatura de um acordo binacional com o governo chinês.
Viagem à China e acordo com Xi Jinping
Jerônimo explicou que a ida à China está condicionada à inclusão da assinatura do acordo da Ponte Salvador-Itaparica na agenda bilateral entre os presidentes Lula e Xi Jinping. “O Rui Costa já está lá preparando a viagem do presidente Lula. Já assinamos o contrato técnico com o consórcio chinês, mas como é um consórcio de governo, precisa do aval formal do presidente Xi Jinping. Pedi a Rui que incluísse esse tema na pauta da visita. Se estiver na agenda, eu vou participar para celebrarmos esse acordo binacional”, afirmou.
O governador lembrou ainda que, desde sua viagem à China em 2023, vem construindo esse entendimento com empresas e representantes do governo chinês. “Na época, visitei todas as empresas do consórcio e agora, um ano e pouco depois, temos a possibilidade de oficializar essa parceria”, pontuou.
Avanços no VLT e requalificação urbana
Sobre os projetos de mobilidade, Jerônimo destacou que o governo está avançando na preparação do trecho do metrô em direção ao Campo Grande. “Estamos na fase de estudos e análises de licenças para definir o melhor trajeto. A expectativa é de lançar o processo de licitação ainda no segundo semestre deste ano”, disse.
O governador também fez um balanço positivo da visita que realizou ao trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está em construção. “Ontem percorri toda a extensão da obra, saindo da Calçada. Ali autorizei a requalificação da estação, que vai transformar aquela área, quase como um shopping. Além disso, vamos resolver a questão da macrodrenagem, que há anos provoca alagamentos naquela região”, explicou.
Durante a visita, Jerônimo também esteve no Porto das Sardinhas, onde ficou impactado com as condições de trabalho. Como resposta, autorizou a construção de uma unidade de beneficiamento de pescados. “Teremos um ambiente digno, com estrutura adequada, inclusive com área para processamento de produtos de alto valor agregado, voltado à merenda escolar e fornecimento para restaurantes e grandes centros comerciais”, afirmou.
O roteiro de visita incluiu ainda o Armazém São Brás, que receberá novas áreas de lazer e requalificação urbana, além do novo viaduto exclusivo para o VLT, já em construção. “Fiquei muito feliz com o que vi. A Bahia está avançando. Nossa expectativa é que, até dezembro ou janeiro do próximo ano, já possamos iniciar os testes do VLT. A quantidade de empregos gerada por essas obras também nos enche de esperança”, concluiu o governador.