Jerônimo Rodrigues entrega pacote de obras que fortalece abastecimento, educação, saúde e infraestrutura em Fátima e região

 Jerônimo Rodrigues entrega pacote de obras que fortalece abastecimento, educação, saúde e infraestrutura em Fátima e região

O Governo da Bahia inaugurou, neste sábado (4), em Fátima, um amplo conjunto de obras e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população do sertão. A principal entrega foi a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Águas do Sertão, que assegura mais segurança hídrica e conforto para cerca de 100 mil moradores dos municípios de Fátima, Heliópolis, Paripiranga e Cícero Dantas. A obra inclui a incorporação de um novo poço no distrito de Juá, em Cícero Dantas, e a implantação de um sistema de abastecimento em Formigueiro, reduzindo a dependência de carros-pipa em períodos de seca.

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a iniciativa reflete o compromisso do Estado com o desenvolvimento do interior. “A água é vida, é dignidade. Essa entrega representa o compromisso do nosso governo com as pessoas que vivem no sertão, garantindo um recurso essencial para viver com conforto, cuidar da saúde e produzir com segurança. Cada sistema como esse significa menos sofrimento e mais esperança”, destacou.

Além do avanço no abastecimento, Jerônimo também inaugurou ações de incentivo à agricultura familiar, como a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca no povoado de Araçás, a entrega de um trator com implementos agrícolas e a nova cobertura da feira municipal. O evento ainda marcou a entrega de 50 novas bancadas de feira livre e a distribuição de mudas do projeto Planta Bahia. “Agora temos mais conforto e estrutura para trabalhar. Essa nova cobertura e as bancadas vão ajudar muito quem vive do comércio aqui na feira”, comemorou o feirante Antônio Domingos.

Educação e Saúde com novos investimentos

Na área da educação, o governador anunciou a construção de uma nova escola no povoado de Capim Duro, com nove salas, biblioteca, refeitório, cozinha, quadra poliesportiva e espaços para professores e coordenação. Também foi inaugurada uma quadra coberta com vestiário na Escola Municipal de Lagoas, no povoado Belém de Fátima. Somadas, as obras ultrapassam R$ 10 milhões em investimentos.

Já na saúde, o município recebeu novos equipamentos, como um kit odontológico e quatro aparelhos eletrocardiógrafos, além do anúncio da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade de Caruaru Bananeira. A nova estrutura ampliará o atendimento médico e odontológico da zona rural, aproximando o cuidado da população.

Infraestrutura e desenvolvimento regional

O pacote de investimentos inclui ainda a pavimentação de quase 12 quilômetros da estrada que liga Fátima ao entroncamento da BA-393, em Heliópolis. Com aporte superior a R$ 11 milhões, a obra vai beneficiar diretamente moradores de Fátima, Heliópolis, Cícero Dantas e Adustina. As intervenções em saúde, educação e infraestrutura começam já na próxima segunda-feira (6), consolidando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do interior e o desenvolvimento sustentável da região.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.