Jerônimo Rodrigues reforça ações do Estado para apoiar municípios atingidos pelas chuvas na Bahia

O Governo da Bahia está mobilizado para prestar apoio imediato aos municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, tanto na capital quanto no interior do estado. A operação conta com a atuação coordenada da Defesa Civil estadual (Sudec), Corpo de Bombeiros, Embasa, Secretaria da Saúde, Seinfra e outras secretarias. Neste sábado (3), o governador Jerônimo Rodrigues utilizou as redes sociais para reforçar o compromisso com a proteção da população.
“Sigo acompanhando os efeitos das chuvas que atingem o estado desde o feriado. Nossas equipes estão nas ruas, garantindo assistência e minimizando os impactos. Estamos em contato direto com as prefeituras e prestando todo o apoio necessário. Seguimos firmes, trabalhando pela vida dos baianos e baianas”, declarou Jerônimo.
Segundo a Sudec, até as 16h deste sábado, houve ocorrências relacionadas às chuvas em diversos municípios, incluindo Camacan, Canápolis, Porto Seguro, Valença, Itapé, Buerarema, Amélia Rodrigues, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, entre outros. Em Camacan, que já estava em situação de emergência, foram enviados kits de ajuda humanitária. Para Simões Filho e Camamu, lonas foram encaminhadas para proteção de encostas.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) também atua junto aos municípios com apoio técnico e cofinanciamento de medidas emergenciais, como aluguel social, acolhimento de famílias e distribuição de cestas básicas. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que um rompimento de aterro foi registrado no KM 48 da BA-001, nas proximidades de São Roque do Paraguaçu. A empresa responsável já foi acionada e o tráfego segue normalizado.
Em Santo Amaro, fortemente impactado pela cheia do Rio Subaé, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil permanecem em campo. Neste sábado, sob a coordenação do comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio, foram atendidas cerca de 40 famílias, com orientações de segurança e monitoramento em bairros como Ideal, Bomfim, Sacramento e Candolândia.
A Sudec reforça que moradores de áreas de risco devem buscar locais seguros e acompanhar os alertas das defesas civis municipais. Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.