Jerônimo Rodrigues reforça compromissos e destaca prioridade na educação em mensagem à AL-BA
![Jerônimo Rodrigues reforça compromissos e destaca prioridade na educação em mensagem à AL-BA](https://lfnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_5721-850x560.jpeg)
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), reafirmou nesta quarta-feira (5) seu compromisso com o combate à fome, segurança pública, saúde, infraestrutura e incentivo à cultura e ao esporte durante a reabertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A mensagem anual do Executivo estadual foi apresentada na Sessão Solene de Instalação da 3ª Sessão da 20ª Legislatura.
O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. A abertura oficial dos trabalhos legislativos marca a retomada das atividades dos deputados estaduais.
O discurso do governador enfatizou a importância da interlocução entre os Poderes e o papel da Assembleia na representação da sociedade.
“Além de agradecer à Assembleia pela relação harmônica e produtiva em 2024, venho hoje apontar números no fortalecimento das políticas públicas e na relação com o Governo Federal e os municípios. Meu primeiro projeto enviado a esta Casa será um projeto de alfabetização, pois ainda enfrentamos grandes desafios nesse tema. Espero que os deputados estaduais promovam um grande debate em torno desse esforço”, afirmou Rodrigues.
Políticas sociais e infraestrutura
O governador ressaltou que sua gestão continuará focada na escuta ativa das demandas populares.
“Quem vem do povo como eu e teve a oportunidade dada por esse próprio povo de administrar um Estado da complexidade da Bahia necessita estar atento às demandas, às expectativas e às aspirações de nossa gente. Caminhar nesse sentido é ter uma atitude sensível de escuta para com as pessoas, sobretudo aquelas dos segmentos mais vulnerabilizados”, declarou.
Jerônimo reforçou que, além das áreas sociais, seu governo continuará investindo em infraestrutura, cultura e esporte. Ele destacou que esses setores são fundamentais para o desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida da população baiana.
O presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD), enfatizou a relevância da sessão solene para fortalecer o diálogo entre os Poderes.
“A abertura dos trabalhos legislativos marca o início do ano na Assembleia, com a presença do governador, como de praxe. Em 2025, assim como em 2024, enfrentaremos novos desafios, mas tenho certeza de que a Casa continuará cumprindo seu papel. Apesar das diferenças de pensamento entre os deputados, algo natural na democracia, ao final, o que prevalece é o compromisso de todos em melhorar a vida dos 15 milhões de baianos, aprovando projetos que beneficiem a população”, afirmou.
Líder do governo ainda é incerto
Mais cedo, durante entrevista ao Portal M!, Jerônimo evitou confirmar, na manhã desta quarta-feira (5), a permanência do deputado Rosemberg Pinto (PT) como líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O petista também criticou a possível judicialização da reeleição do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), já que o PSOL entrou com uma liminar na Justiça baiana contra o terceiro mandato do pessedista no comando da Casa.
Apesar de Rosemberg Pinto ser o mais cotado para continuar na liderança, Jerônimo reforçou que a definição será feita após consultas com seu partido e outras legendas aliadas.
“Eu falei a vocês que estava aguardando a complementação da mesa-diretora e assim aconteceu. Acompanhei o processo, mas não sabia como estava sendo articulado, pois não cabe ao governador interferir nisso. No entanto, queria entender como foi a composição e se a proporcionalidade da mesa estava respeitada. (…) Vamos sentar, no máximo até o fim de semana, para definir a liderança do governo”, explicou o governador.
A indefinição sobre a continuidade de Rosemberg como líder do governo alimenta especulações nos bastidores da política baiana. Alguns aliados vêem a possibilidade de uma mudança como uma tentativa de oxigenar a relação entre o Executivo e o Legislativo, enquanto outros defendem a permanência do deputado, apontando sua experiência e habilidade na articulação política dentro da Casa.
Desejo de ter o PP na base novamente
Jerônimo reafirmou seu interesse em contar com o PP novamente em sua base de apoio no Estado. A declaração ocorre em meio a um momento de divisão interna do partido, especialmente em Salvador. O partido faz parte hoje da base de oposição ao petista e está na base de governo do prefeito Bruno Reis (União Brasil), cujo seu atual secretário de Governo, Cacá Leão, preside a legenda em Salvador.
“Eu tenho dito sempre que o PP tem me ajudado bastante. Não o partido institucionalmente, mas os mandatos de deputados estaduais e federais têm me ajudado aqui e em Brasília, nas emendas. Todas as vezes que eu me reúno com a minha bancada e a bancada da Bahia, tenho recebido muito apoio. Inclusive de acenos para emendas e é o que me interessa”, destacou Jerônimo um pouco antes de iniciar a sessão.
O governador reforçou que aguarda uma definição oficial do partido e que sua intenção é fortalecer sua base com o apoio do PP de forma integral. “Já manifestei meu interesse de ter o PP na base, enquanto partido. Mas preciso aguardar qual será a decisão do partido como um todo. Prefiro não falar do PP individualmente por município, mas estou manifestando meu interesse e alegria caso o PP venha a compor minha base enquanto partido”, afirmou.
Nos últimos dias, a crise interna no PP tem sido evidente, com insatisfação de vereadores da legenda em Salvador. O vereador Sidninho anunciou sua saída do partido, acusando a sigla de fazer “falsas promessas” e criticando a aproximação com o governo do Estado. Ele reforçou sua fidelidade ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e rechaçou a ideia de integrar a base governista estadual.
No entanto, Cacá Leão minimizou os rumores de crises internas, na segunda-feira (3), durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e afirmou que a sigla continuará na base do prefeito Bruno Reis. Segundo o dirigente partidário, ele conversou com a bancada formada por cinco vereadores e algumas questões foram alinhadas. Mesmo assim, parece que as articulações não deram resultado, já que logo após Sidninho anunciou a desfiliação.