Psicólogos e assistentes sociais discutem sexualidade infantil em escola municipal

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta terça-feira (21/10), mais uma intervenção do Núcleo de Apoio Educacional Multidisciplinar (NAEM), na Escola Municipal da Vila Praiana. A ação, conduzida pela equipe de profissionais do núcleo, teve como foco o tema “Sexualidade na Infância” e reuniu professores do Ensino Fundamental I e II em uma roda de conversa reflexiva e formativa.
O encontro faz parte do trabalho contínuo do NAEM, que atua nas escolas da rede municipal com o objetivo de acompanhar, orientar e apoiar a comunidade escolar em temáticas relacionadas à inclusão, gênero, sexualidade, questões étnico-raciais entre outros temas da diversidade. O núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogos e assistentes sociais, que realizam diagnósticos, observações e planos de intervenção específicos para cada unidade escolar.
A diretora do Departamento de Inclusão e Diversidade, Aline Rosário, explicou que o núcleo atua de forma integrada e preventiva. “O NAEM visita as escolas, observa as realidades e elabora planos de intervenção voltados para as demandas identificadas. Trabalhamos com toda a comunidade escolar, professores, gestores, cuidadores, porteiros, além das famílias, visando orientar e aplicar protocolos específicos diante das diferentes situações que surgem no ambiente educacional”, destacou Aline.
Durante a atividade, as psicólogas Livia Alvarez e Thaise Silva realizaram um processo de escuta de profissionais que atuam com as turmas do Fundamental I e II, quando foram identificados comportamentos e linguagens relacionadas à temática da sexualidade. “Hoje fizemos o que chamamos de investigação. Observamos a dinâmica e, a partir disso, vamos desenvolver ações direcionadas. Os professores serão agentes multiplicadores, aplicando dinâmicas e reflexões nas salas, sempre de forma orientada e adequada à faixa etária”, explicou Livia Alvarez.
A professora Renata Santana, que leciona na unidade há um ano, avaliou de forma positiva as ações do núcleo. “Essa ação é muito positiva. Estamos no terceiro encontro com a psicóloga e a assistente social do NAEM, mas já sentimos o impacto. Ter profissionais que tratam de cada demanda específica faz um diferencial enorme e agrega valor ao nosso trabalho. É uma iniciativa que precisa ser intensificada, pois a demanda na escola é grande e constante. Essas visitas fortalecem o vínculo entre o pedagógico e o social e tornam o ambiente escolar mais acolhedor”, ressaltou Renata.
A psicóloga Livia Alvarez ainda acrescenta que deve se haver muito cuidado com a exposição precoce à sexualidade entre as crianças. “Nessa idade, os estudantes ainda não têm maturidade cognitiva para compreender certos comportamentos ou conteúdo. Muitos acabam reproduzindo o que veem, sem entender o significado. Nosso papel é orientar os educadores sobre como lidar com essas situações, conduzindo-as com responsabilidade e sensibilidade”, completou.
A ação integra o plano de formações e intervenções do NAEM, que tem promovido discussões sobre temas fundamentais para o fortalecimento do ambiente escolar como espaço de acolhimento, respeito e aprendizado. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão com a educação inclusiva e a formação continuada dos profissionais da rede municipal.