Jornada Pedagógica destaca cultura digital nas novas práticas da educação

 Jornada Pedagógica destaca cultura digital nas novas práticas da educação

Cerca de 800 professores e servidores da educação municipal refletiram sobre os desafios da escola como espaço de ampliação do conhecimento diante das novas tecnologias, proposto no tema da Jornada Pedagógica 2019 – “Escola, Cultura Digital e BNCC: Construindo uma relação crítica, reflexiva e ética na educação”.

Comunicação e mídia como método de educação, implementação do ensino para tempo integral e adaptação do ambiente escolar à tecnologias, foram alguns dos destaques da conferência realizada nesta segunda-feira (25), no Cerimonial Cosme Damião – Caji, e terça (26), na Escola Dois de Julho – Itinga. A Tapa-Orquestra de Pandeiros participou da abertura.

A prefeita Moema enfatizou que investir em educação é fazer mais pelo bem da família e da sociedade. “Temos o compromisso de transformar Lauro de Freitas em uma cidade educadora e digital. Vamos continuar investindo na formação continuada de professores e principalmente em recursos que garantam aos jovens o desenvolvimento perante o mundo das novas tecnologias”. Outro ponto levantado pela prefeita foi a ampliação da educação de tempo integral.

Escola, Cultura Digital e BNCC

Como as práticas educomunicativas podem auxiliar no processo de ensino foi uma das reflexões levantadas pelo doutor em Ciências da Comunicação (USP), Ismar Soares. “Entramos numa era onde a abundância de tecnologias facilita a propagação de informações e descaracteriza a construção do pensamento”, questionou aos profissionais sobre o sistema de educação.

Doutoranda em Educação (UNEB), Silvana Ferreira, discutiu a formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir das diferenças territoriais e socioeconômicas do Brasil, além da adaptação dos educadores às tecnologias e a colaboração entre a categoria.

O secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif, chamou a atenção para o consumo de informação sem a prática de reflexão. “Este é momento de pensar a escola, aliada a cultura digital, como um espaço de integridade do conhecimento”. Além da Jornada, o secretário destacou o curso de Formação de Gestores e o Projeto Cidade Brincante, realizados este ano, como outros espaços de saberes.

Novas práticas

A professora Margarida Macêdo, da Escola Catarina de Sena, ressalta a Jornada Pedagógica como fundamental para o planejamento de cada escola. “Quando a rede de educação se reencontra é para avaliar o que foi feito, como nos momentos de trocas de experiências, e para pensar novas práticas que surgem com a demanda do desenvolvimento social”. Para ela, que participou de uma mesa sobre o uso de tecnologias, a escola deve priorizar ações que dialoguem com as necessidades e mudanças sociais.

Representantes do Conselho Municipal de Educação, Rafael Henrique de Jesus, do Sindicato de Trabalhadores em Educação (ASPROLF), Valdir Silva, e do Grêmio Estudantil, Isaías Santana, levantaram questões sobre direito à educação, valorização de professores e estudantes.

Jornalista Laerte Santana

Foto Danilo Magalhães e Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

26/02/2019

71 3288 8371

https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading