Jovem de Maraú leva a educação da Bahia ao principal torneio de debate do mundo

A estudante Maria Alice Arcangeli, do Colégio Estadual Antônio Eduardo Ribeiro Rocha, em Maraú, representou a Bahia na Oxford Schools Brazil 2026 e será uma das vozes do Brasil no Harvard College World Schools Invitational (HCWSI). As seletivas para o maior torneio de debate do mundo ocorreram entre 24 e 27 de janeiro, em São Paulo, tendo sido a primeira edição do evento sediada na América Latina.

Alice disputou a vaga com mais de 100 candidatos em uma série de debates no estilo Parlamentar Britânico (BP), formato no qual equipes de duas pessoas discutem temas como economia, relações internacionais, políticas públicas e artes. Nessa etapa, os participantes testam suas habilidades de argumentação, oratória, liderança e pensamento crítico. “Dentre tantos alunos de escolas particulares, eu era a única da Bahia e uma das poucas da rede pública”, destacou a jovem.

Maria Alice, que conquistou uma das 16 vagas para a etapa internacional, afirmou que a vivência em sete torneios anteriores e o apoio do colégio foram essenciais para o seu desempenho. “Meus professores sempre me ajudaram nas argumentações. Foi emocionante quando vi meu nome como uma das pessoas que vão representar o país em Harvard”, comemorou.

A professora Jucilene Sarmento acompanhou de perto a preparação de Maria Alice. “Tudo aconteceu de forma muito significativa. Ela é uma menina de sonhos e sempre teve um interesse genuíno pelo aprendizado, com questionamentos e reflexões que aprofundaram os seus conhecimentos”, disse.

Agora, o foco de Maria Alice é a fase internacional do torneio de debates, que acontece de 3 a 5 de abril no campus da Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Além da chance de interagir com pessoas de diversos países, o campeonato premia as equipes vencedoras com troféus, destaque no currículo e prestígio acadêmico.

Edilson Araújo / Ascom SEC