Jovem escritor de 10 anos emociona público na Flica ao falar sobre o poder da leitura

Neste sábado (25), terceiro dia da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o jovem escritor Maurício Akin, de apenas 10 anos, encantou o público com suas palavras durante um bate-papo mediado por Maurício Aquim. Autor de quatro livros, o menino compartilhou sua paixão pela leitura e pela escrita, reforçando a importância de incentivar outras crianças a se aventurarem no mundo dos livros.
“Eu me sinto muito importante fazendo outras crianças se expressarem com a leitura, lerem e também serem escritoras. Quero que esse momento seja igual às minhas experiências, porque isso vai muito além das telas. As telas ajudam, mas às vezes também atrapalham. Já os livros nos permitem mostrar quem realmente somos”, afirmou Maurício, sob aplausos da plateia.
Inspirado pela mãe e movido por seu amor pelos animais, o jovem autor revelou que suas histórias refletem esse universo de afeto e curiosidade. “Eu gosto bastante dos animais, então escrevi sobre eles. Quero que outras crianças se espelhem em mim e descubram também o prazer de criar suas próprias histórias”, acrescentou.
A participação de Maurício Akin foi um dos momentos mais emocionantes da Flica 2025, reafirmando o papel do evento como um importante espaço de estímulo à leitura e de valorização da literatura infantil, que segue revelando talentos e inspirando novas gerações.
