novembro 14, 2019

970×90

Kim Jong-un convida Trump para encontro e norte-americano aceita

Kim Jong-un convida Trump para encontro e norte-americano aceita

O presidente dos EUA, Donald Trump, aceitou um convite histórico da Coreia do Norte para se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-un em maio. O anúncio oficial sobre o convite foi feito na noite desta quinta-feira (8/3) pelo chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, falando da Casa Branca.

Chung Fui-youn lidera uma delegação que se encontrou com Jong-un no começo da semana e depois, às pressas, viajou aos Estados Unidos para se encontrar com Trump. O convite do norte-coreano foi feito por meio de uma carta entregue por essa delegação, na qual ele também se compromete em suspender o programa nuclear de seu país.

No anúncio, Fui-youn não detalhou onde acontecerá a reunião nem se ela será bilateral ou envolverá também o presidente da Coreia do Sul, MoonJae-in, mas a notícia representa um ponto de virada significativo. A decisão de Trump de aceitar um encontro para abrir o diálogo contrasta com seus discursos beligerantes contra Jong-un, a quem chamou de “Rocket Man” (homem foguete) por diversas vezes em 2017.

Nenhum presidente dos EUA se encontrou com um líder norte-coreano na história – Bill Clinton chegou a se encontrar com o pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, em 2009, quando já havia deixado o poder.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: