Lançamento da Revista Nova Bahia destaca avanços da gestão estadual

 Lançamento da Revista Nova Bahia destaca avanços da gestão estadual

Publicação apresenta ao povo baiano um balanço da gestão estadual, no ano de 2023, em diferentes áreas, por toda a Bahia

Os principais investimentos, entregas e realizações do primeiro ano da gestão liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues são destaques da primeira edição da Revista Nova Bahia, lançada nesta terça-feira (20), durante um evento na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O governador, acompanhado pelo secretário estadual de Comunicação, André Curvello, e outras autoridades, participou da solenidade de lançamento.

A publicação, com 366 páginas, aborda 36 temas relacionados aos principais investimentos, entregas e ações realizadas pelo Governo do Estado, no ano de 2023, em áreas como segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento econômico e redução das desigualdades econômicas e sociais. Trata-se de um documento histórico que se estabelece como instrumento de consulta e amplia a transparência das informações. Distribuída gratuitamente, a Revista Nova Bahia estará disponível também na versão digital, que pode ser acessada no site ba.gov.br.

“A revista é uma referência do que foi feito de um ano para o outro. É um balanço, um relatório recheado de imagens, dados e números. Além disso, serve também para a gente fazer uma análise do que falta fazer”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A Nova Bahia, que dá nome à publicação, retrata o presente e o futuro do estado traçados pela nova gestão e caracterizados por uma perspectiva de desenvolvimento inclusivo e sustentável, que alinha crescimento econômico, preservação ambiental e oportunidades para todos os baianos. É a Bahia que já está sendo referência para todo o Brasil, se destacando na geração de energias renováveis, criando empregos, oferecendo oportunidades e cuidando de gente.

Sob a liderança da Secretaria de Comunicação (Secom), a produção da revista é resultado de um trabalho conjunto, que contou com a colaboração de jornalistas e repórteres fotográficos de todas as assessorias das secretarias e órgãos do Estado, além de profissionais de design gráfico e técnicos do Governo.

André Curvello, titular da Secom, enfatiza que a revista desempenha um papel crucial na prestação de contas à sociedade. “Esta publicação não só mostra os avanços do primeiro ano da gestão estadual, mas também reitera o compromisso do Estado em manter uma comunicação transparente e acessível, permitindo que os cidadãos acompanhem de perto as ações e investimentos para o desenvolvimento e bem-estar de todos os baianos”.

Um novo momento

A Revista Nova Bahia é um importante espaço para consulta e acompanhamento das ações e iniciativas do governo estadual, trazendo dados e entrevistas com gestores das principais pastas do governo. O conteúdo mostra investimentos em Segurança Pública e nas novas unidades escolares de tempo integral, assim como informações sobre o planejamento da área da saúde, este que contempla R$ 10 bilhões de recursos somente em obras físicas.

“Fizemos um dos maiores investimentos dos últimos tempos na saúde, com uma forte ampliação da rede de atendimento oncológico. E, no ano 2024, é grande a expectativa de superar o investimento aplicado em 2023. Temos entregas importantes, como os hospitais Ortopédico e Costa das Baleias. Assim, fechamos um ciclo de implantação da alta complexidade no interior do estado”, afirmou a secretária da Saúde, Roberta Santana.

No conteúdo, um resumo das diversas iniciativas em andamento, como a instalação da primeira fábrica brasileira de amônia e hidrogênio verdes (H2V) em escala industrial no Brasil; a chegada da BYD em solo baiano; e o destaque do estado no ranking nacional da produção energética nas fontes eólica e solar.

Dados de 2023 também mostram investimentos como os R$ 200 milhões em aeroportos ou aeródromos em todo o estado, e a mobilidade urbana de Salvador, com a ampliação na linha 1 do Metrô. Na Agropecuária, a publicação mostra que o setor é destaque por empregar três de cada dez trabalhadores formais do estado; assim como o saneamento básico e a infraestrutura hídrica, que também colaboraram para o desenvolvimento econômico e a saúde da população baiana.

Combate à dengue

Durante o evento de lançamento, a Secretaria de Educação promoveu uma ação cultural de conscientização sobre a vital importância do combate contínuo ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A esquete chamada “Sai pra lá com esse Zum-zum-zum”, abordou aborda de a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças. A esquete destaca a importância de eliminar criadouros de mosquitos e promove a conscientização através de diálogos e música de rap.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading