Lauro de Freitas abre 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta (4)

 Lauro de Freitas abre 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta (4)

“Os Desafios da Inclusão nas Escolas Públicas e Privadas”. Esse será o tema do 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas, que será realizado desta quarta (4) a sexta-feira (6), no auditório da UNIME, das 8h às 18h30. O evento é organizado pelo Movimento Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas (MMLPcDLF), e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência (DDPD/SEJU), além do Conselho Municipal de Educação\Câmara de Educação Especial.

O tema do fórum surgiu a partir da necessidade de capacitar a comunidade escolar para prestar atendimento específico a esse público. Apesar do consenso de que a participação das pessoas com deficiência é um direito inquestionável, muitos professores e gestores escolares ainda resistem, declarando-se despreparados para concretizá-la.

De acordo com Josenita Luz Almeida, presidente do Movimento, o anúncio do evento teve uma grande repercussão no município. “Em apenas dez dias, o fórum recebeu 750 pessoas inscritas e por conta disso tivemos a necessidade de encerrar as inscrições para que possamos dar um atendimento melhor ao público. Vão participar professores da rede municipal, de escolas particulares, de creches, além de mães e cuidadores de pessoas com deficiência”, afirmou.

A presidenta ressalta ainda que uma escola inclusiva é aquela que inclui a todos, sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças. Perseguindo a aprendizagem de forma ampla e colaborativa, oferecendo oportunidades iguais para todos e estratégias diferentes para cada um, de modo que todos possam desenvolver seu potencial.

Durante o pré-fórum, nesta quarta (4), das 10h às 12h, uma equipe de especialistas estará realizando oficinas com os temas: Inclusão do aluno com Síndrome do Espectro Autista; Oficina de Libras; Inclusão do aluno com deficiência visual; Inclusão do aluno com deficiência intelectual; inclusão do aluno com microcefalia; arte na inclusão e audio visual.

A palestra magna do evento será sobre “Acesso e Permanência dos alunos com deficiência nas escolas com sucesso: Aprendizagem e avaliação do aluno (Diagnóstico, Planejamento e Gestão do Trabalho pedagógico)”. Na programação do fórum também consta apresentações culturais, mesas redondas, exposição, bazar, feira de artesanatos, oficinas e painéis.

Jornalista Isabela Rocha

ASCOM/PMLF

Tel.: 3288-8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading