Lauro de Freitas abre na sexta-feira (1) o Carnaval de Todos os Santos

 Lauro de Freitas abre na sexta-feira (1) o Carnaval de Todos os Santos

Lauro de Freitas finaliza os preparativos para sediar quatro dias de alegria e irreverência momesca. Na próxima sexta-feira (01), a prefeita Moema Gramacho entrega, às 16h, no final de linha do Centro, as chaves da cidade para a rainha e o rei do Carnaval, Itailane Rocha e Anderson Oliveira, que venceram a forte concorrência em concurso realizado no sábado. Ao lado da prefeita, eles decretam aberto o reinado de Momo no Carnaval de Todos os Santos.

Este ano a festa traz para as ruas o tema inspirado na ancestralidade e suas raízes afro. No ritmo dos tambores, outros sons se misturam para garantir a diversidade que faz do Carnaval a mais democrática das festas populares. Os blocos e charangas percorrerão as ruas do Centro e da Vila Praiana nos dois circuitos, Sivú e Jorge Astral, organizados pela secretaria de Ctltura e Turismo -SECULT.

*PROGRAMAÇÃO*

Após a abertura, o reino da magia tomará conta da cidade com a passagem dos blocos tradicionais pelo Circuito Sivú, que vai do final de linha dos ônibus para a Praça da Matriz. Primeiro a desfilar, a Charanga “Eu, Tu, Eles” promete arrastar uma multidão de foliões com seus instrumentos de metal. Em seguida desfila o bloco da Prevenção formado por servidores da Secretaria de Saúde com alerta sobre DSTs.

A alegria continua com os blocos Coroas de Santo Amaro, Resistência, Jeepé e Jacaré Solteiro. Já no circuito Jorge Astral – do final de linha dos ônibus em direção a Vila Praiana – o iniciante 6xtou agitará a região com som automotivo. “Estamos entusiasmados e na expectativa de iniciar uma longa história com o carnaval de Lauro de Freitas”, disse o dirigente do bloco, Gustavo Mota.

No domingo, o destaque são para as crianças que ganham bailinho na praça da Matriz. A partir das 14h, desfilam os blocos Criança Feliz, Turma do Raimundo, Aqui não é Xexênia, Misto Quente, As Metralhadas, Tudo Igual e Vem pra cá.

A segunda-feira, último dia do Carnaval em Lauro, é do samba. Blocos, atrações e fantasias desfilam no circuito Sivu com muita ginga. As bandas Samba.com, Embolada, CBX-Samba Club, Nossa Juventude e Pequeno MB se apresentam na Praça da Matriz a partir das 15h. Na outra ponta do circuito saem os blocos Jeguinho Mini, As Poderosas, Xyloló, Arrastão do Samba, Filhos da Áfria e, fechando a folia, o afro Bankoma.

*ROCK, HIP HOP E REGGAE*

Pelo terceiro ano consecutivo, a programação do Carnaval em Lauro de Freitas vai contemplar a ampliação para outros gêneros musicais. O palco alternativo Jornalista Hamilton Vieira, armado na Praça Martiniano Maia, vai receber bandas de rap, o reggae e o rock.

Nesta sexta-feira (01), a partir das 18h se apresentam atrações locais como a banda de reggae O Barro e Mc’s que integram a Batalha do Caranga numa versão especial planejada para o Carnaval.

*MASCARADOS*

No sábado, a cidade ganha clima de velhos carnavais. Mascarados de todos os cantos invadem as ruas centrais, com as brincadeiras que assustam os pequenos e divertem os adultos. Às 17 horas, eles se reúnem na Praça da Matriz, no centro, para o concurso que elege dez categorias, entre elas a mais feia, mais engraçada, mais criativa, careta dançarinocareta atleta mais engraçada, careta mirim mais feia e mirim mais engraçada.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Danilo Magalhães

ASCOM/PMLF

25/02/2019

Tel.: 3288 8671

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading