Lauro de Freitas amplia serviços de saúde e atinge 93% de cobertura na atenção básica

 Lauro de Freitas amplia serviços de saúde e atinge 93% de cobertura na atenção básica

Depois de reformar e reabrir 14 postos de saúde e entregar quatro novas unidades, o município de Lauro de Freitas atinge a marca dos 93.13% de cobertura na atenção básica e 85% da cobertura das Equipes de Saúde da Família. O número divulgado nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, está entre os melhores da RMS. “A meta é chegar aos 100% em breve”, destaca Augusto César Pereira, secretário Municipal de Saúde.

Lauro de Freitas está no caminho para novas conquistas, afirma o secretário. “Além dos avanços que foram alcançados junto ao Governo do Estado, como o Metropolitano, hospital de grande porte, e a ampliação de serviços, a Prefeitura tem projetos que vão colocar a cidade como destaque na Bahia e no Brasil”. Entre os projetos estão a parceria com a faculdade Unime, para transferir e transformar o PA Nelson Barros em um hospital universitário, zerar as cirurgias eletivas e ampliar o SAMU.

 

“A gestão de Lauro de Freitas trabalha com saúde humanizada”, afirma o secretário. Segundo ele, outras metas estão projetadas, como a construção de mais postos de saúde, disponibilizar serviço de ortopedia 24h, implantar o SAMUVET, um veículo específico para cuidar de animais menores, entre outras. Augusto César ainda destaca o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, no combate às endemias, da Central de Regulação e dos Centros de Atenção Psicossocial.

*Pandemia*

O cenário positivo ficou ainda mais evidente com a pandemia, quando o município se tornou referência na estratégia de combate ao Covid-19, com a inauguração do PA do Centro e as estratégias de prevenção ao vírus.

Após a pandemia o novo Pronto Atendimento (PA) Santo Amaro de Ipitanga vai atender nas especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, ortopedia e odontologia, além de exames de ultrassom, Raios-X e laboratório de análises clínicas. Outras unidades reforçam a qualidade da rede municipal de saúde, são elas: Os PA’s Nelson Barros e de Areia Branca, Upa e Upinha de Itinga, SAMU.

Os equipamentos de saúde não param por aqui. Os munícipes de Lauro de Freitas agora contam com o Hospital Metropolitano, construído pelo Governo do Estado no bairro do Capelão. A unidade, aberta para atender pacientes com Covid-19, possui 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva (UTI), espaços para atendimento, emergência, diagnóstico por imagem e centro cirúrgico.

A parceria com o Estado ainda ampliou a oferta na atenção especializada, com os atendimentos na Policlínica Regional. O Hospital Menandro de Faria que hoje atende nos serviços de urgência, emergência, será reformado e transformado em Hospital Materno Infantil.

*Saúde Bucal*

O serviço de saúde bucal de Lauro de Freitas, realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), é outro exemplo de excelentes resultados no município. Referência na Região Metropolitana, a unidade oferece oito tipos de serviços, como o diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral, endodontia, atendimento a pessoas com necessidades especiais, odontopediatria, entre outros. Recentemente foi incorporada a cirurgia de língua presa em bebês

*Ações de enfrentamento à pandemia*

O conjunto de ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas rendeu à gestão municipal o reconhecimento da Associação Brasileira dos Municípios (AMB) pelas boas práticas desenvolvidas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Entre as ações estratégicas estão: criação de um Centro de Triagem exclusivo para síndromes gripais e sintomas da Covid-19, busca-ativa de casos suspeitos, testagem em massa, barreiras sanitárias, desinfecção de locais públicos, centro de quarentena, assistência social, além de outras medidas de prevenção.

Conforme o secretário Augusto César Pereira, o balanço é positivo. “Estamos acima de 62% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose. Ainda assim, continuamos com as medidas de prevenção, a fim de evitar aglomerações e a disseminação do vírus”, ressaltou.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading