Lauro de Freitas: Animais silvestres são devolvidos à natureza

 Lauro de Freitas: Animais silvestres são devolvidos à natureza

Carcará e filhotes de sariguê receberam cuidados em clínica particular

Um carcará e dois filhotes de sariguê voltaram ao seu habitat na manhã desta sexta-feira (17), após 30 dias de tratamento em uma clínica especializada, localizada em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas.

Os animais foram entregues por voluntários à equipe da Drª Renata Del Bianco, Médica Veterinária e especialista em animais silvestres. “É comum recebermos espécies não domesticadas.”, contou a Médica. _“A nossa clínica é uma das poucas, na região, com esta especialidade.”, explicou.

Após serem alimentados, medicados e, em alguns casos, submetidos a pequenas cirurgias, os animais acolhidos na Clínica Dr. Zoo & Cia, ficam em observação para que os profissionais de saúde tenham a certeza de que podem voltar em segurança à natureza.

Todo o tratamento é custeado pela clínica pois estes animais não possuem tutores e, geralmente, são vítimas de acidentes causados por nós humanos como os atropelamentos ou até maus tratos”_, revelou Del Bianco. _“Após verificarmos ser possível a soltura, solicitamos o apoio da COPPA – Companhia de Polícia de Proteção Ambiental que transportou os nossos amiguinhos para a natureza.”, complementou.

Saiba mais sobre o carcará e o sariguê:

O Carcará é uma das aves de rapina mais comuns do Brasil e costuma viver nos campos, pastagens, praias e até em centros urbanos. Alimenta-se de pequenos mamíferos e de animais desfalecido ou atropelados. É também conhecido como gavião-de-queimada, caracaraí ou caracará.

O Sariguê é uma espécie de gambá que vive em árvores, não é agressivo porém é muito hostilizado por se confundido com um rato. Os sariguês ajudam no controle populacional de insetos, animais peçonhentos e podem exalar um odor como método de se defenderem.

Quem procurar em caso de encontrar um animal silvestre em área urbana:

Clínica Dr. Zoo & Cia (71) 3379-0671.

COPPA Polícia Militar Ambiental (71) 3116-9151.

Delegacia de Proteção Ambiental (71) 3676-1132.

Polícia Militar (71) 3115-9324.

——————————

Hendrik Aquino

Jornalista DRT 04019/BA

Assessoria de Comunicação

Vivo e whatsapp: 71 99985-2499

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading