Lauro de Freitas articula implantação do ensino de música e orquestra no município

 Lauro de Freitas articula implantação do ensino de música e orquestra no município

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho participou ao lado do governador Rui Costa, no bairro da Liberdade, em Salvador, da inauguração da nova sede do Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), nesta terça-feira (09).

Moema foi saudada durante o discurso do diretor geral do Neojiba e maestro Ricardo Castro. O idealizador do projeto, que é hoje referência mundial em política de integração social por meio da música, destacou o apoio que o Neojiba recebeu da gestora quando ela ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Encantada com o circuito de apresentações na inauguração, Moema conheceu parte das instalações da nova sede. A prefeita destacou a música como ferramenta de desenvolvimento humano e as articulações que vem sendo feitas para a implantação do ensino de música e orquestra na rede municipal de Lauro de Freitas.

A sede do Programa ocupa cerca de 10 mil metros quadrados do Parque do Queimado, local da primeira estação de tratamento e distribuição de água do Brasil. A estrutura contempla uma sala de espetáculos para música de Câmara, um prédio com saguão de entrada, bilheteira, loja, bastidores, depósito para instrumentos e isolamento térmico e acústico de alta tecnologia e mais seis salas de ensaio.

A inauguração foi abrilhantada pela Orquestra e Coro Neojiba, e participação especial de Mateus Aleluia, Elomar, João Omar e integrantes do grupo Ilê Aiyê.

Educação Municipal

A secretária Municipal de Educação (Semed), Vânia Galvão, também participou do evento e afirmou que a gestão de Lauro de Freitas segue em processo de entendimento com representantes da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social para implantar um núcleo do Neojiba no município. “Além da inclusão da música no currículo escolar da rede de ensino municipal, estamos dialogando para que a expansão do Neojiba contemple Lauro de Freitas” disse em tom positivo.

Neojiba

O Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia foi criado em 2007 a partir da iniciativa do Governo da Bahia. O Neojiba, que dispõe de 13 núcleos na capital e interior do estado, e atua em 29 municípios de 13 territórios de identidade da Bahia através da Rede de Projetos, já beneficiou mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens em 12 anos de existência. No Programa, a excelência musical é tratada como meio para desenvolvimento e transformação do cidadão.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

09/07/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading