Lauro de Freitas começa distribuição de kits alimentação para 28 mil alunos da rede municipal
Pais de alunos da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas iniciaram a retirada dos kits alimentação na manhã desta sexta-feira (11). Neste primeiro dia, foram beneficiados alunos das creches Vovó Ana, Infância Feliz e Vovó Ciça, no Centro, além das escolas Pato Donald, José Ramos e Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), em Itinga. Neste sábado (12), os alimentos serão entregues nas creches: Porto Feliz, Nossa Senhora das Graças, CEIAB, Rotary do Quingoma e Cidade Nova.
O benefício composto por nove itens – arroz, feijão, açúcar, café, leite em pó, macarrão, biscoito salgado, flocão de milho e proteína de soja – substitui a merenda escolar de 28 mil estudantes diante da suspensão das aulas presenciais causada pela pandemia.
O kit representa a principal fonte de alimentação da família da dona de casa Ana Carolina Silva. Mãe dos estudantes Maicon Vinícius, Mirian Silva e Marcos Eduardo, ela foi acompanhada pela vizinha ao CAIC para fazer a retirada dos três kits.
“O kit alimentação dos meus filhos é uma ajuda e tanta. Com ele, economizo nos gastos com mercado e ainda uso o dinheiro para comprar outras coisas que os meninos precisam”, contou.
Dados da Secretaria Municipal de Educação (Semed) indicam que desde o início da pandemia, em março de 2020, mais de 258 mil kits foram distribuídos. Com essa nova remessa, a pasta pretende alcançar 280 mil entregas. Diante da crescente do desemprego, a iniciativa é essencial para garantir a alimentação das crianças que estudam de casa, através das aulas remotas, conforme comentou o coordenador executivo da Semed, Vitor Veiga.
O aposentado José Carlos Santos, que retirou o benefício na unidade de ensino de Vilas do Atlântico, elogiou a celeridade e os protocolos adotados na entrega. “Rápido e seguro. Sem contar que é uma iniciativa muito bonita da prefeitura, nesse período de pandemia”, contou.
No local, ao retirar o kit do filho, a desempregada Flávia Fiuza comentou que a alimentação ajuda no orçamento da família. “E mostra que a prefeitura está olhando para quem mais precisa nesse momento difícil”.
Os gestores de cada unidade escolar fazem contato diretamente com os pais para articular a entrega, e adotam todos os protocolos de segurança orientados pelos órgãos de saúde para diminuir o contágio da Covid-19. Por isso, a estratégia de entrega é feita de forma escalonada.