Lauro de Freitas compartilha experiências positivas de professores da rede

 Lauro de Freitas compartilha experiências positivas de professores da rede

 

A Prefeitura de Lauro de Freitas deu início à “Série de Valorização dos Profissionais da Rede” reunindo gestores da educação municipal para aprofundar iniciativas de educadores municipais desenvolvidas na cidade que tiveram destaque no cenário nacional.

A série teve início esta semana com apresentação do Projeto África Aqui e Acolá, África em Todo Lugar, desenvolvido pela professora Rosangela Accioly, mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Além de apresentar o projeto aos gestores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Rosangela trouxe uma reflexão sobre a ideologia transmitida aos alunos durante as aulas.

“O projeto vem cumprindo seu principal objetivo de inserir a história e cultura afro-brasileira e indígena no conteúdo das instituições de ensino de acordo com a lei 11.645. O prêmio é consequência, reconhecimento do trabalho e da dedicação”. Rosangela foi uma das vencedoras da 19ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola (IAE).

Coordenadora executiva da SEMED, Dinalva Melo destacou o caráter incentivador de exemplos como o de Rosangela. “Esse momento de troca de experiência é extremamente significativo. É uma oportunidade de vivenciar algo que se destaca para além dos nossos olhos. Vivemos tanto a educação que algumas coisas acabam passando despercebidas. Temos que parabenizar iniciativas como a da professora Rosangela que nos deu visibilidade em função da sua dedicação e trabalho com nossos alunos”.

Responsável pela série, Eriosvaldo Meneses, do Departamento de Inclusão e Diversidade na Educação, explicou que o projeto tem como objetivo mostrar como a Lei 11.645/2008 está sendo aplicada nas escolas. A lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”.

 “Esse é o momento de fazer com que os outros gestores conheçam os projetos dos colegas e percebam o poder de transformação. É fundamental que do chão da educação saiam cidadãos”, finalizou Menezes. A Série de Valorização dos Profissionais da Rede deve acontecer mensalmente, levando a cada mês um professor municipal que teve destaque no trabalho desenvolvido na sua unidade escolar.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading