Lauro de Freitas dá largada em implantação de sistema de tramitação eletrônica

 Lauro de Freitas dá largada em implantação de sistema de tramitação eletrônica

Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, está dando um importante passo para se tornar o primeiro município do Estado a adotar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), um software que é referência nacional em tramitação eletrônica. Nesta terça-feira, 11 de junho, às 9h, servidores dos mais diversos órgãos da prefeitura participam do Workshop de Transformação Digital, um evento de sensibilização que funcionará como pontapé inicial para a implantação do sistema informatizado.

O evento – que contará com a presença do secretário da Administração do Estado (Saeb), Edelvino Góes – ocorrerá no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas (CEEPTIC), localizado à Rua Euvaldo Santos Leite, 30, Lauro de Freitas.

Na programação, estão previstas apresentações do coordenador geral de Soluções Negociais em Processos Eletrônicos do Ministério da Gestão e Inovação, Pedro Moreira, do diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Anderson Prazeres, e do coordenador de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami.

Na ocasião, os servidores municipais serão apresentados oficialmente tanto ao SEI Bahia quanto à plataforma de serviços públicos digitais ba.gov.br, duas soluções inovadoras na área de transformação digital que estão sendo disseminadas às prefeituras do Estado, graças à parceria do governo baiano com o Ministério da Gestão e Inovação. Para viabilizar a iniciativa, a prefeitura de Lauro de Freitas assinou um termo de cooperação com a Saeb, em fevereiro deste ano.

Tramitação eletrônica – Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 208 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de 50 mil árvores com a redução no xonsumo de papel.

Agora, com o SEI Bahia Municípios, a expectativa é de que as equipes do Estado possam transferir a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação irá permitir ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Para completar, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) vai viabilizar a infraestrutura para implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.