Lauro de Freitas elege Rainha e Rei Momo e dá a largada para o Carnaval 2020

 Lauro de Freitas elege Rainha e Rei Momo e dá a largada para o Carnaval 2020

Quem passou pela Praça da Matriz na noite deste sábado (1), não teve dúvidas de que o Carnaval já começou em Lauro de Freitas. Marchinhas que marcaram muitos carnavais, apresentação de grupos culturais e uma explosão de cores deram o tom do concurso que escolheu o Rei Momo e a Rainha do Carnaval deste ano. Não foi uma escolha fácil para os oito jurados, que avaliaram desde a fantasia escolhida pelos candidatos e candidatas, até a desenvoltura deles na passarela.

A vibração das torcidas organizadas, que lotaram a praça para assistir às performances dos seus candidatos preferidos, se somou ao encantamento de todo o público que também assistiu a apresentações de transformistas e diversas manifestações culturais do município, como os Saltadores de Ipitanga, grupo de capoeira já famoso pelas acrobacias aéreas de tirarem o fôlego, e o Cultura Ativa, que levou à festa coreografias de músicas que marcaram a história de muitos carnavais. No intervalo entre uma música e outra, o grupo ainda contou parte da história de Lauro de Freitas.

Mas o ponto alto da festa ficou mesmo por conta do anúncio dos ganhadores do concurso. Com cinco votos dos jurados, Ítalo Silva, de 18 anos, morador do Bairro de Aracuí, foi escolhido Rei Momo do Carnaval. Emocionado, Ítalo já deu as primeiras pistas de como será o seu reinado. “Estou muito feliz, foi uma luta muito grande, os concorrentes eram muito bons, mas é isso aí, a torcida também me ajudou bastante. Agora é muita festa, na paz e com muita alegria.”

A segunda escolha da noite quase foi unânime. Com sete votos, Danielle Leão, de 24 anos, moradora da Itinga, foi coroada Rainha do Carnaval de Lauro de Freitas. ” Para mim é a realização de um sonho, porque venho me preparando já há algum tempo.” Danielle agradeceu a atenção da Prefeitura com todas as candidatas, e também deu o tom do seu reinado. “Que todas as pessoas se divirtam e que tenham sempre respeito com todos, independente de raça, cor e gênero, porque é isso que importa, respeito.”

O concurso, uma ação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), foi realizado a partir de normatização determinada em edital. A iniciativa também teve o apoio do Fundo de Cultura. Recebem recursos do fundo os projetos aprovados pela maioria absoluta dos membros do Conselho Municipal de Cultura, composto por representantes do poder público e da sociedade civil.

Presente ao concurso, o secretário municipal de Cultura, Manoel Carlos, destacou a beleza do evento. “Uma festa muito bonita, que marca o início de nosso carnaval. Agradecemos aos jurados, alguns deles vieram de longe, e ao empenho da nossa comissão organizadora. Quero também parabenizar não só aos vencedores, mas a todos que concorreram. Essa é a cidade de Lauro de Freitas, uma cidade festiva, e que muito provavelmente é a cidade da Bahia que tem mais artista por metro quadrado, graças à sensibilidade da gestão municipal com a valorização das nossas manifestações culturais e de nossos artistas.”

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

02/02/2020

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading