Lauro de Freitas está entre os municípios contemplados em edital de cozinhas comunitárias do programa Bahia Sem Fome

 Lauro de Freitas está entre os municípios contemplados em edital de cozinhas comunitárias do programa Bahia Sem Fome

O Governo do Estado da Bahia lançou, neste sábado (16), o Edital de Chamamento Público nº 01/2025, que prevê a seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para atuarem como Unidades Gerenciadoras de Cozinhas Comunitárias e Solidárias do projeto Comida no Prato, parte do Programa Bahia Sem Fome. O município de Lauro de Freitas está entre os 20 mais populosos da Bahia contemplados pela iniciativa.

Com investimento total de R$ 37,7 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o edital prevê a implantação de até 31 propostas de cozinhas em diferentes municípios, garantindo no total 110 pontos de distribuição gratuita de refeições. Cada unidade receberá R$ 343,2 mil para custear suas atividades durante 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

As cozinhas terão capacidade para servir 200 refeições por dia, três vezes por semana, priorizando alimentos da agricultura familiar e seguindo as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira. A meta é distribuir 3,4 milhões de refeições em 2026, beneficiando cerca de 22 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas em situação de rua, mães solo, crianças, idosos, trabalhadores de baixa renda e populações tradicionais.

As OSCs selecionadas serão responsáveis pela gestão administrativa, contratação de equipe técnica, execução das ações do projeto e busca ativa do público beneficiário. Além da alimentação, também deverão realizar capacitações e monitoramento social.

Cronograma do edital

Inscrições: 16 de agosto a 30 de setembro de 2025, exclusivamente pelo e-mail [email protected] Avaliação das propostas: 1º a 31 de outubro Recursos: 1º a 11 de novembro Resultado final: até 28 de novembro Assinatura dos termos de colaboração: 5 de dezembro

Com essa iniciativa, Lauro de Freitas reforça seu papel no combate à fome e na promoção da segurança alimentar, garantindo acesso a refeições saudáveis e gratuitas para quem mais precisa.

👉 Para acessar o edital completo, clique aqui.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.