maio 19, 2022

970×90

Lauro de Freitas ganha núcleo do maior programa de inclusão social pela música no Brasil: o NEOJIBA

Lauro de Freitas ganha núcleo do maior programa de inclusão social pela música no Brasil: o NEOJIBA

O desenvolvimento social, por meio do ensino e prática artística, agora está ao alcance de crianças e adolescentes de Lauro de Freitas. O município acabou de ganhar, nesta terça-feira (15), um Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA, após assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM). Com iniciação na música e na prática de coral e orquestra, o programa do Governo da Bahia vai atender mais de 200 jovens em situação de vulnerabilidade.

O ato de assinatura para a implantação do Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA em Lauro de Freitas ocorreu na sede do programa, no Parque do Queimado, em Salvador. Assinaram o termo: Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, Fernanda Tourinho, diretora Institucional do Neojiba, e Suzana Viana, diretora Administrativa e Financeira do Neojiba.

A implantação do núcleo faz parte das celebrações de 15 anos do Neojiba, que será comemorado oficialmente em outubro deste ano. Para a prefeita Moema Gramacho, é uma oportunidade para jovens do município aprenderem sobre música e se tornarem profissionais. “Sempre estive muito ansiosa para ter um núcleo do Neojiba em Lauro de Freitas. Lembro de quando fui secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza da Bahia e constituímos o contrato de gestão para que o Neojiba pudesse fazer esse trabalho maravilhoso ao longo dos anos”, relatou.

A prefeita reforça que são 15 anos de inclusão social através da música, de arte, cultura e sensibilidade do programa. “Agora estamos tendo essa oportunidade de ter nossos jovens participando desse programa, um dos mais importantes do ponto de vista da inclusão social e de aflorar talentos. Pais e crianças de Lauro de Freitas viverão outra realidade”, completou Moema com emoção nos olhos.

O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, destaca que a abertura do núcleo no município representa mais uma concretização do programa. O Neojiba consolidou sua força como maior programa de inclusão social pela música no Brasil. Na Região Metropolitana, onde nossas crianças e jovens precisam desse apoio e incentivo, nada melhor que escolher Lauro de Freitas para consolidar essa política que já transformou a vida de mais de 10 mil crianças e jovens”, disse.

Com participação virtual, por meio de vídeochamada, Ricardo Castro, diretor geral, maestro titular da Orquestra Juvenil da Bahia e educador no Neojiba, sintetizou a assinatura do termo de cooperação como uma ampliação dos muros do programa. “Este é um momento simbólico porque traz figuras fundamentais para a política pública, como a de Moema, pessoa chave que contribuiu para que o Neojiba chegasse onde está hoje. Esta parceria com uma das maiores prefeituras do Estado é importante para todos nós”, avaliou.

No ato de assinatura, ainda estiveram presentes o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro, o secretário municipal de Desenvolvimento Social (SEMDESC), Tito Coelho, a secretária municipal de Educação (SEMED), Vânia Galvão, a presidente da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, Naide Brito, entre outras autoridades. Os participantes ainda contaram com a apresentação da Orquestra Castro Alves (OCA).

*Núcleo Lauro de Freitas*

O novo núcleo do Neojiba em Lauro de Freitas vai funcionar no endereço da sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, na Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, no centro da cidade. O início das atividades está previsto para começar a partir de março. Crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos, não precisam ter conhecimento musical prévio, nem possuir um instrumento musical, para participar das aulas. As pré-inscrições para as atividades gratuitas serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal e do programa Neojiba.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde