Lauro de Freitas instala túneis de desinfecção para aumentar proteção dos profissionais da saúde

 Lauro de Freitas instala túneis de desinfecção para aumentar proteção dos profissionais da saúde

Estão em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento em Itinga (UPA), Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PA) e sede da secretaria municipal de Saúde (Sesa) os primeiros túneis de desinfecção de Lauro de Freitas. O equipamento possui formato de um corredor de 2,5 metros pelo qual o profissional de saúde passa ao final do expediente, ajudando a reduzir a possibilidade de contaminação pelo coronavírus.

No interior do túnel são ativados dispositivos que pulverizam, quase como uma poeira, o desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana, cujo princípio ativo é hipoclorito de sódio. “O profissional de saúde passa por este corredor ao final do expediente, antes da retirada do EPI, para desinfecção. A instalação dos túneis é mais uma medida de combate ao novo coronavírus e proteção ampliada para profissionais que atuam na linha de frente no diagnóstico da doença”, destaca a secretária de Saúde, Maria Isabel Andrade.

O equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização. Antes de entrar no túnel é preciso que o usuário retire a máscara de proteção para evitar que ela fique molhada. O profissional permanece no túnel por cerca de 15 segundos com os braços erguidos e dando uma volta de 360 graus. “É muito rápido, basta passar pelo túnel que os sensores são acionados”, completa Maria Isabel.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.