outubro 25, 2021

970×90

Lauro de Freitas realiza campanha educativa sobre período de desova das tartarugas marinhas

Lauro de Freitas realiza campanha educativa sobre período de desova das tartarugas marinhas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) de Lauro de Freitas iniciou campanha educativa com orientações, informações e cuidados que devem ser tomados por quem frequenta as praias do município ou mora próximo a elas, durante o período de desova e reprodução das tartarugas marinhas, que acontece entre os meses de setembro e março. Um vídeo divulgado nas redes sociais do Parque Ecológico é uma das ações da campanha com o tema “A sua Praia é a nossa vida”.

A proibição da incidência de iluminação artificial em direção a praia, o que atrapalha a reprodução e o direcionamento das tartarugas, especialmente dos filhotes que acabaram de nascer, e a restrição do trânsito de veículos na faixa de areia são algumas das orientações apresentadas no vídeo, que constam de portarias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), datadas de janeiro de 1995.

De acordo com as instruções normativas números 14 e 31 do Ministério do Meio Ambiente, durante o período de desova das tartarugas marinhas também fica proibida a pesca com rede de arrasto, que pode asfixiar estes animais, assim como a realização de qualquer ação que possa atrapalhar o processo de reprodução, como a manipulação dos ovos colocados na areia ou dos filhotes que saem em direção ao mar.

Parte das ações durante o período de reprodução e desova das tartarugas marinhas são desenvolvidas pelo Projeto Tamar, responsável, por exemplo, pela sinalização, com estacas de madeira, dos ninhos nas praias. Os biólogos do projeto alertam a população para que não remova estes marcadores e não pisem nestes locais onde os ovos estão sendo chocados.

Parceiro direto do Projeto Tamar, o Parque Ecológico, equipamento gerido pela SEMARH, tem um espaço destinado para apresentação aos visitantes, de um pouco do trabalho que é realizado pelo Projeto, com informações sobre algumas espécies de tartarugas existentes em nosso litoral, com placas de sinalização, banners e réplicas realistas destes animais.

Além do vídeo, a campanha “A sua praia é a nossa vida”, contará com ações nas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, com a abordagens para conscientização de banhistas, proprietários de barracas e moradores de bairros próximos das praias, além da fixação de cartazes com orientações e informações do que pode ou não ser feito neste período.

O secretário Alexandre Marques, destacou a importância da campanha e das demais ações que estão sendo realizadas pela SEMARH neste período. “As ações de conscientização são fundamentais para vivermos em harmonia com o meio ambiente. A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida”, declarou o secretário.

Mais ações

Como a incidência de luz nos calçadões das praias é um dos fatores que contribuem diretamente na diminuição da desova ou para a sobrevivência dos filhotes, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a SEMARH, estão desenvolvendo ações de revitalização e adequação da iluminação pública dos calçadões das Praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, utilizadas todos os anos pelas tartarugas para depositarem os seus ovos.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde