Lauro de Freitas realiza pré-conferência do Plano Municipal de Educação com foco na participação popular

 Lauro de Freitas realiza pré-conferência do Plano Municipal de Educação com foco na participação popular

Na tarde desta quinta-feira (4), a Escola Municipal Dois de Julho, no bairro de Itinga, foi palco da pré-conferência do Plano Municipal de Educação (PME), promovida pelo Fórum Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). As atividades seguem nesta sexta-feira (5), das 8h às 17h.

Com o tema “PME pra valer! A educação que Lauro de Freitas quer e precisa”, o encontro reúne gestores, professores, estudantes, famílias e representantes da sociedade civil para debater estratégias que assegurem uma educação pública de qualidade, inclusiva e alinhada às necessidades locais. A ampla participação é considerada essencial para fortalecer a gestão democrática e garantir avanços no ensino e na aprendizagem no município.

A secretária de Educação, Tamires Andrade, destacou a relevância dos diálogos e da construção coletiva, ressaltando também sua trajetória como fruto da educação pública. “O próprio nome já diz: pré-conferência. Estamos aqui para conferir o plano vigente e construir um novo, que guiará os próximos 10 anos. Eu sou resultado do ensino público e, por isso, defendo essa educação com convicção”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcos Felipe, reforçou o protagonismo da sociedade civil no processo: “Queremos um plano com o nosso rosto, nossos anseios e nossas vontades. Esse é o PME que Lauro de Freitas precisa”.

A programação contou ainda com apresentação musical de Cássio Pacheco e uma roda de conversa com representantes do Fórum Municipal de Educação, da Secretaria Estadual de Educação, do Fundeb, do Conselho Municipal, além de estudantes, vereadores e ex-parlamentares.

O debate abordou os principais desafios educacionais de Lauro de Freitas, marcados por demandas de acesso, infraestrutura e qualidade, mas também por avanços obtidos com programas de alfabetização, formação continuada de professores e práticas pedagógicas inclusivas.

Nesta sexta-feira (5), a pré-conferência prossegue com rodas de conversa, apresentação de propostas e sistematização das contribuições que serão levadas à Conferência Municipal de Educação.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.