Lauro de Freitas recebe Fórum Forró de Raiz Online

 Lauro de Freitas recebe Fórum Forró de Raiz Online

Uma das cidades que mais cresce no país, lugar onde acontece a Festa de Santo Amaro de Ipitanga, será palco do principal evento de forró online do Brasil.

Apresentações culturais, rodas de conversa, entrevistas e vídeos, farão parte dos dois dias de atividades do Fórum Forró de Raiz, que acontece de forma online, na Sala de Conferência do aplicativo Sympla e transmitido ao vivo no YouTube da Balaio Nordeste, nos dias (12) e (13) de dezembro, com a participação de atores da cultura de Lauro de Freitas (BA). Os ingressos poderão ser adquiridos gratuitamente pelo www.sympla.com.br. Os inscritos no evento pela plataforma, receberão certificado de participação.

Durante a programação, as Rodas de Conversa terão como tema; os Aspectos Conceituais do forró, os Territórios e Comunidades e a Sustentabilidade. Os inscritos para o Fórum online, ainda contarão com a participação de especialistas no setor da cultura, que farão palestras sobre: O Forró Como Conteúdo Pedagógico, A Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, O Diálogo da Música com a Dança no Forró, os Direitos Autorais de Músicas e Danças, MEI e o Panorama Geral sobre a Pesquisa do Forró de Raiz no Brasil. Ainda estão na programação shows ao vivo, vídeos e entrevistas.

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatiam as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Lauro de Freitas
Data: (12) sábado e (13) domingo, de dezembro de 2020
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal Balaio Nordeste no YouTube
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz—lauro-de-freitasba__1052251
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb

Informações e entrevistas:
Fábio Barros (71) 9 9278-9620
Ana Célia Macedo: (83) 9 8162-9341

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading