abril 19, 2019

970×90

Lauro de Freitas reforça ações preventivas e coloca equipes em alerta

Lauro de Freitas reforça ações preventivas e coloca equipes em alerta

A chuva forte que caiu no começo da manhã desta quinta-feira (21), colocou em alerta equipes da Defesa Civil e de outros serviços da Prefeitura de Lauro de Freitas. Para prevenir e minimizar os efeitos da chuva que podem durar até a noite desta sexta-feira, segundo o Climatempo, a Prefeitura vistoriou áreas de risco, desobstruiu bueiros, reforçou a vigilância nas encostas com a troca de lonas e dirigiu toda atenção do videomonitoramento da Central de Trânsito e da Segurança Municipal para identificar áreas alagadas.

Muitas das ações de prevenção a danos são permanentes no município. Desobstrução de rios e córregos, limpeza de bueiros, varrição periódica de ruas e investimentos no programa bolsa aluguel para pessoas que viviam em áreas de riscos, são algumas ações apontadas pela prefeita Moema Gramacho que contribuem para diminuir possíveis impactos de chuva. Nos últimos dois meses, mais de 60 famílias foram retiradas de áreas de risco e incluídas no programa de Bolsa Aluguel.

“Circulamos pela cidade desde o início das chuvas e verificamos que os pontos que estavam com alagamentos mais cedo, já estão todos escoados e o trânsito flui livremente. Isso significa dizer que nossos trabalhos preventivos estão sendo eficientes” destacou Moema.

Reforço em áreas críticas

De acordo com Russo Reis, diretor da Defesa Civil, não foram registradas ocorrências graves no município até as 15h. “Fizemos visitas técnicas em áreas de riscos da cidade, como no córrego da travessa São Jorge (Centro), e nas encostas do Jardim Tropical, em Itinga. Também estamos acompanhado o videomonitoramento da Segurança Municipal e da Secretaria de Trânsito que contam com mais de 300 câmeras distribuídas em pontos estratégicos” disse. Para reforçar a segurança das encostas, a Defesa Civil realizou a troca de lonas nesta quinta (21).

As equipes da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) também percorreram a cidade e atenderam chamados para desobstrução de boca de lobo. Em um dos pontos mais críticos de hoje, no Parque Santa Rita, as equipes retiraram calota de carro, coco verde, garrafas pet e sacos plásticos de dentro do bueiro. “Esse problema se repete sempre. Colocamos uma grade de ferro no bueiro para impedir que voltasse a entupir mas foi retirada”, afirma o secretário Vidigal Cafezeiro.

Serviços

Diante da previsão de chuvas mais intensas, a Defesa Civil informa que problemas devem ser comunicados pelos telefones 199 ou 3288 -8628, ou do e-maildefesacivilpmlf@gmail.com. O órgão atende das 7h às 19h e mantém equipe de prontidão no plantão de 24 horas. 

Além de equipes que estão atuando nas ruas da cidade para desobstrução de bueiros e vias públicas, o município de Lauro de Freitas conta com o serviço integrado de videomonitoramento das secretarias de Trânsito e Transporte (Settop), Serviços Públicos (Sesp), Meio Ambiente (Semarh), Infraestrutura (Seinfra) e Defesa Civil, através da Central de Comando e Controle.  A central pode ser acessada pelos telefones 3379 -4843 ou 3369 – 3710.

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: