Lauro de Freitas reforça estratégia de combate ao coronavírus com barreiras sanitárias em quatro bairros
Com barreiras sanitárias montadas em cinco unidades de saúde, a Prefeitura de Lauro de Freitas reforçou a estratégia de combate ao coronavirus nesta quinta-feira (12). Foram aplicados 185 testes rápidos e oito pessoas tiveram resultado positivo para o Covid-19. Os resultados saíram em até 15 minutos e as pessoas que testaram positivo foram orientadas sobre como proceder na quarentena
As barreiras foram realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF): Espaço Cidadão e São Judas Tadeu (Itinga); Irmã Dulce (Portão); Chafariz (Vila Praiana); e Vida Nova (Caji).
O serviço oferece mais comodidade a quem precisa passar pela testagem e receber mais informações acerca da Covid-19, conforme ressaltou o auxiliar de serviços gerais Leandro Lopes, 37. “Eu estava passando por aqui e aproveitei pra fazer o teste rápido, aqui perto de casa”.
O resultado negativo de Leandro foi informado em aproximadamente dez minutos. Ele comentou que isso é reflexo dos cuidados que adotou desde o início da pandemia. “Venho me cuidando e ficando em casa com a minha família, mas a gente nunca sabe, né? É sempre bom saber pra gente se cuidar e evitar contaminar o próximo”, completou.
O objetivo é levar a medida preventiva para todas as unidades de saúde, de acordo com o secretário da SESA, Augusto César Pereira. “Estamos preocupados com a variante Delta que, infelizmente, já chegou em outros estados, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Como estamos com números baixos na Bahia, em especial, em nosso município, devemos, de antemão, fazer prevenção para detectar o paciente positivo e indicar a quarentena”, explicou.
Em Lauro de Freitas, oito pessoas estão internadas em decorrência da Covid-19 e outros 67 casos ativos, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela pasta nesta quinta-feira (12).
Os dados da vacinação do município são ainda mais animadores. A cidade começou a administrar as doses em pessoas a partir de 30 anos e, somente nesta quarta, aplicou a primeira dose da proteção em 4.229 munícipes. O número levou a cidade a superar a marca de 70% do público-alvo (pessoas a partir dos 18 anos).