Lauro de Freitas se consolida entre os melhores municípios do país em transparência pública

 Lauro de Freitas se consolida entre os melhores municípios do país em transparência pública

Lauro de Freitas ocupa a terceira posição no quesito transparência pública entre as cidades baianas. O município obteve a nota 9.12, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° de 2018, ficando atrás de Vitória da Conquista e Itabuna, que completam o podium estadual com 9.8 e 9.33, respectivamente. Na Região Metropolitana de Salvador, a antiga Santo Amaro de Ipitanga é a primeira colocada.
No ranking nacional, de 665 municípios avaliados Lauro de Freitas está na 63º colocação. A análise abrangeu capitais e municípios com mais de 50 mil habitantes, com base nas estimativas do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A EBT 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela Controladoria Geral da União (CGU).
Segundo Ápio Vinagre, controlador geral do município, Lauro de Freitas com 9.12 ocuparia a nona colocação se comparado à média das capitais. A primeira colocada nesta análise é Recife, com 9.9. A capital do Mato Grosso, Cuiabá, com 9.1 ocupa a nona posição estando a frente de Salvador, décima colocada, com 8.74.
O controlador destaca que a transparência é uma obrigatoriedade da Lei Complementar 131 que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Podemos dizer também que somos o 11º município no Nordeste. Em Lauro de Freitas, o trabalho da Controladoria reflete as disposições integradas das secretarias e as determinações estratégicas da prefeita Moema Gramacho”, disse.
A avaliação da EBT considerou o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Complementar 131/2011. Neste aspecto, a Controladoria Municipal reconhece o direito do cidadão e cumpre com a disposição de informações sobre o funcionamento da máquina pública à população. “De acordo ao que está preconizado na legislação e ao desempenho do nosso trabalho, temos a meta de chegar em 2020 com a nota máxima”, enfatizou Ápio.

 

Jornalista Laerte Santana
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
03/04/2019
71 32888371
https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading